Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém deve permanecer com o clima chuvoso até sábado

Segundo o Inmet, poucos momentos de sol devem ser registrados ao longo da semana

"As nuvens devem predominar na maior parte do dia, assim como o céu, que permanecerá encoberto. Não tem previsão de fazer sol e as chuvas, de intensidade forte a moderada, podem acontecer a qualquer momento". Essa é a previsão de José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme / Inmet), para as próximas horas desta segunda-feira, 18, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

De acordo com o coordenador, os sistemas que se formaram e favorecem tais chuvas, devem permanecer por toda a semana, diminuindo a intensidade de sábado (23) para domingo (24). Com isso, a previsão é de que, no final de semana, as chuvas já estejam mais espaçadas.

"Acontecerá chuvas em todos os dias dessa semana" destaca, acrescentando que "não há um horário definido, mas a maior quantidade deve ocorrer à tarde e à noite".

Raimundo também pondera que essa previsão não descarta a possibilidade de os próximos dias amanhecerem com chuva na RMB, "principalmente quinta (21) e sexta-feira (22), dias que devem apresentar chuvas mais intensas".

"As chuvas mais fortes devem ocorrer nesta segunda, quinta e sexta-feira, mas não provocará descargas elétricas" diz.

Segundo o coordenador, a previsão é de que haja uma pequena melhora nesta terça-feira, "com algumas poucas horas de sol", mas o clima nublado ainda deve permanecer.

De 4h da manhã até às 13h desta segunda-feira, 18, o total registrado de chuvas em Belém foi de 14 milímetros. Em Salinas, porém, no mesmo intervalo, foram registrados 100 milímetros de chuva, ou seja, 25% do esperado para todo o mês.

Ao longo desse mês registrou-se, na RMB, 282 milímetros. A média histórica para fevereiro é de 400 milímetros, total que deve ser atingido, de acordo com Raimundo, ainda esta semana. "De certo ultrapassaremos a média história de 400 milímetros este mês".

O instituto também declarou que, para a região metropolitana, não há previsão de tempestades severas, mas isso muda para as regiões do litoral, baixo e médio Tocantins e Oeste do Pará.

PREVISÃO NAS OUTRAS LOCALIDADES

Tempestades severas devem ser registradas ao longo de toda essa semana no Estado, principalmente nas regiões do litorânea (com destaque para Salinas, Marudá, Bragança, Curuçá, Vigia e Soure), Baixo e médio Tocantins (principalmente em Cametá, Tucuruí, Abaetetuba e Acará) e Oeste do Pará (Santarém e arredores).

O Inmet ressalta que essas serão as regiões "com a maior quantidade de chuva no Pará" nos próximos dias, com tendência de tempo chuvoso, de moderado para forte, em toda a semana.

"Há muita nebulosidade nessas regiões e as chuvas devem continuar fortes, até com tempestades severas, por uns cinco dias. Isso só deve começar a mudar no domingo" conclui.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM