Bebê da etnia Warao é abandonado com quadro grave de desnutrição

João Paulo Jussara
fonte

Um bebê de apenas um mês e meio de idade, da etnia Warao, foi internado nesta sexta-feira, 22, no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, apresentando um quadro de desidratação e desnutrição grave. Grupos de apoio a refugiados estão pedindo doações de roupas e fraldas para a criança, que teria sido abandonada pelos pais, jovens Warao adolescentes de apenas 13 e 16 anos de idade. De acordo com a direção técnica do hospital, o Conselho Tutelar já foi acionado. O estado de saúde da criança é estável e ela segue em observação médica.

Segundo Sofia Paz, voluntária do movimento Venezuelanos Belém, após ter alta do hospital onde nasceu, a criança teria sido encaminhada para um abrigo da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) localizado na avenida João Paulo II, esquina com a travessa Lomas Valentinas, junto com os pais. Lá, a criança teria sofrido com a falta de alimentação adequada e de cuidados médicos. "Ele não tinha leite, como nenhuma criança que está nesses abrigos. Tivemos que começar a levar leite pro bebê, porque ele estava morrendo de fome", diz.

Ainda de acordo com Sofia, enquanto os pais da criança iam para a rua pedir dinheiro, ela ficava sozinha no abrigo, deitada em uma rede, sem nenhum tipo de supervisão. Ela afirma que a situação é recorrente nos abrigos da prefeitura, que não oferecem condições mínimas de receber os refugiados. "Há duas semanas atrás, um bebê morreu lá. Eles estão deixando adultos e crianças com fome. As pessoas estão vomitando verme", relata a voluntária.

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que a criança nasceu no Hospital Regional Abelardo Santos no dia 10 de outubro e teve alta no dia 30 de outubro. "De acordo com a Direção Técnica do Hospital, no último dia 21 de novembro a criança retornou ao Hospital com uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), apresentando um quadro de desidratação e desnutrição. O estado de saúde da criança é estável e segue em observação médica. O conselho tutelar já foi acionado", diz a nota.

A Redação Integrada solicitou nota à Funpapa, responsável por administrar os abrigos da Prefeitura de Belém, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM