CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ato online da Associação de Docentes da UFPA defende vacinação em massa

Um total de 56 professores e técnicos-administrativos da UFPA faleceram em um ano, a maioria por covid-19

Eduardo Rocha

Para propiciar um momento de reflexão sobre o cenário da pandemia da covid-19 e orar pelos mortos e atingidos pela doença, a Associação de Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa) promoveu nesta quarta-feira (31) à noite um ato inter-religioso em que ratificou a vacinação em massa para toda a população do Brasil.

No evento, foi exposto que pesquisa efetuada pela Associação de Docentes indica que 23,6% dos docentes participantes informaram que foram infectados pelo coronavírus; 59,9% tiveram algum integrante de seu núcleo familiar testados positivo para a doença; 28,2% perderam familiares por complicações da covid-19. Um total de 56 professores e técnicos-administrativos da UFPA faleceram em um ano, a maioria por covid-19. 

O ato inter-religioso em memória das vítimas da covid-19 no Pará e na UFPA, reuniu representantes da igreja católica, protestante, religiões afro-brasileiras, indígenas e budismo. A transmissão ocorreu por meio dos canais no Facebook e Youtube.

image O líder indígena Tembé Miguel Kwarahy participou do ato (Reprodução)

O Brasil tem mais de 300 mil mortos pela covid-19, desde o início da pandemia. Na UFPA foram registradas muitas perdas, entre docentes, técnico-administrativos, discentes e outros membros da comunidade acadêmica. Foram convidados para o evento o padre Paulinho, da CNBB; o pastor Nicolau Paiva, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Mametu Nangetu liderança afro-religiosa, o líder indígena Tembé Miguel Kwarahy e o líder budista Bruno Davanzo, do Paraná com atuação em Belém. O evento teve canções serão interpretadas pelo musico Kleyton Silva.

"A nossa intenção é refletir sobre o momento, ter um momento de acolhimento para pessoas que estão sofrendo muito; manifestar a fé na crença religiosa, na ciência, no serviço público destacando a necessidade da vacinação em massa para toda a população", enfatiza o diretor-geral da Adufpa, professor Gilberto Marques.

"Do início da pandemia até início de março de 2021, um total 56 docentes e técnicos-administrativo da UFPA morreram. Nem todos de covid-19, mas a ampla maioria sim. Em 2021 cresceu muito o número de discentes mortos por covid-19, mas ainda não conseguimos reunir esses números", pontua Gilberto.

Vida

"Defendemos o distanciamento social, a vacinação em massa, a ampliação de de serviços hospitalares, incluindo os hospitais militares, e o pagamento, não de forma reduzida, do auxílio emergencial à população", assinala o dirigente da Adufpa.

Para o padre Paulo Joanil da Silva, padre Paulinho, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), "esse ato é um momento de memória por aqueles que faleceram e de consolo e solidariedade aos familiares e amigos". "Para sairmos desse contexto, é fundamental a vacinação para todos e os cuidados com a higinenização e não se ter aglomeração. A vida em primeiro lugar, e, não, a economia", finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM