Círio 2022: Arraial de Nazaré emprega cerca de 100 empreendedores anualmente
De acordo com o diretor de Arraial e arrecadação, Sérgio Reis, funcionamento do espaço envolve o trabalho de pelo menos 300 pessoas

Cerca de 100 empreendedores integram, em 2022, o quadro de trabalhadores diretamente beneficiados pelo Arraial de Nazaré, incluindo os ambulantes. De acordo com o diretor de Arraial e arrecadação do espaço, Sérgio Reis, o funcionamento do complexo, que conta com brinquedos, praça de alimentação, barracas com artigos religiosos, artesanatos, miriti, bijuterias, entre outros, envolve o trabalho de pelo menos 300 pessoas.
A montagem do parque este ano está completa e conta com autopista, booster, crazy dance, Evolution, Kataclisma, king loop, free style, trenó fantasma, roda panorâmica, montanha-russa e os brinquedos infantis, como carrossel. Em 31 anos, esta será a 29ª vez que o parque participa do Círio de Nazaré.
VEJA MAIS
“São pelo menos 95 empreendedores, entre estandes, ambulantes e outros. Alguns desses estandes têm quatro, cinco, seis, às vezes até oito que lá trabalham. Então aí eu tenho um universo de trezentas a quatrocentas pessoas que estão diretamente envolvidas no funcionamento do Arraial. Além disso, tenho toda uma turma de segurança e de limpeza que também colabora. Sem falar nas pessoas que trabalham no parque”, detalha Sérgio.
O carro-chefe do espaço, de acordo com o diretor, são os produtos religiosos. Vale ressaltar que, desde 2016, a coleta do lixo produzido no Arraial é feita em parceria com Guamá Tratamento de Resíduos e a Associação de Catadores de Lixo. O trabalho faz parte do projeto EcoCírio. De acordo com ele, são produzidas duas toneladas de resíduos durante o período de 15 dias da quadra nazarena.
“Nós vamos ter a coleta também do óleo que é usado na alimentação, para ter uma destinação específica. E temos a colaboração da prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento, que faz uma rota de coleta de lixo especial para nós. Com o funcionamento indo até 22h, às vezes 23h, a prefeitura, também por ser co-realizadora do Círio, faz uma rota de coleta de lixo de modo que todo resíduo produzido no Arraial não fique aguardando de um dia para o outro para ser recolhida, então na própria noite já é recolhido e é feita a destinação”, finaliza.
Outra ação que faz parte da programação da quadra nazarena é o estímulo ao descarte responsável de resíduos sólidos. Por isso, são disponibilizados pontos de coleta na Praça Santuário e no Arraial, com o objetivo estimular todos os frequentadores a fazer um trabalho coletivo de cuidado com o lixo produzido durante o Círio.
Qual o horário de funcionamento do Arraial de Nazaré?
O parque funciona de 16h às 22h, de segunda à quinta, e de 16h às 22h30, na sexta, sábado e domingo. Durante a quadra nazarena, de 7 a 24 de outubro, o horário será das 16h às 23h. O Arraial encerra as atividades no dia 27 de novembro, quando se iniciam as programações do Advento do Natal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA