CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após furtos de cabos, obra emergencial é realizada na calçada do Museu Emílio Goeldi, em Belém

A obra está sendo feita por equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e visa reestruturar essa área o entorno do museu

Gabriel Pires
fonte

Após recentes furtos de cabos nas proximidades do Museu Paraense Emílio Goeldi, em um trecho da avenida Magalhães Barata, no bairro de São Brás, em Belém, uma obra emergencial para reposição de iluminação e reforma do calçamento está sendo realizada no perímetro, conforme divulgado pela Prefeitura de Belém nesta segunda-feira (7). A obra segue sendo feita por equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e visa reestruturar essa área do entorno do museu.

VEJA MAIS

image Especialistas debatem riquezas das coleções científicas no Museu Goeldi
Simpósio ocorre de 7 a 11 de novembro e está com inscrições abertas e reúne representantes dos maiores acervos científicos e tecnológicos do país

image Furto de cabos em Belém: Reduto lidera ocorrências, aponta Semob; prejuízo chega a R$ 20 mil
Neste ano, já foram furtados quase 3 quilômetros de cabos, causando problemas para a sinalização de trânsito

image Varíola dos macacos: Pará soma 75 casos confirmados da doença
Belém tem registro de 52 casos da doença. Cinco casos suspeitos seguem em investigação.

A Seurb detalhou que equipes do Departamento de Iluminação Pública do órgão já refizeram os circuitos do sistema de iluminação do local. Além disso, a calçada, que havia sido totalmente recuperada anteriormente, precisou passar por uma nova instalação de cabos e, consequentemente, por uma nova reforma.

"O trabalho é um pouco mais demorado se comparado ao da primeira vez, pois não é só recuperar o calçamento, mas também o de embutir os cabos de maneira que o roubo não volte a acontecer. Por isso, é importante que a população tenha paciência, para que o trabalho seja executado da melhor forma", explicou a arquiteta da Seurb, Márcia Miranda.

Edir Soares, de 63 anos, é calceteiro há mais de 40 anos e trabalhou na reforma de várias calçadas de pedras portuguesas da cidade de Belém. Ele comenta que mesmo sendo um serviço de reforma, o trabalho de colocação das pedras é minucioso e delicado, como foi feito na primeira vez. "O trabalho é feito com uma farofa de cimento forte e depois batido com soquete de madeira e um rejunte com cimento, para dar o acabamento final", detalhou.

Calçada também foi reformada em maio deste ano 

Em maio deste ano, também foi feito um trabalho de recuperação da calçada que fica no entorno do museu Emílio Goeldi. Foram aproximadamente 3.875 metros quadrados (m²) de calçada recuperada e recomposta com pedras portuguesas e piso tátil. O serviço foi uma forma de garantir segurança e acessibilidade aos usuários do ponto turístico da capital paraense.

Serviço

A população também pode ajudar a evitar ocorrências de furtos de cabos, segundo informou a prefeitura. As denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 153 da Guarda Municipal. A ligação é gratuita e o atendimento é feito por um guarda no Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que encaminhará a viatura mais próxima para verificar a situação.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM