MENU

BUSCA

Após fala sobre Círio e críticas da Igreja Católica, Edmilson se retrata

Pronunciamento foi divulgado nas redes sociais do prefeito; fala ocorreu durante ato da cultura promovido no Theatro da Paz, em Belém

Camila Azevedo

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, usou as redes sociais na madrugada deste sábado (3) para explicar a fala que fez durante o ato da cultura realizado no Theatro da Paz, na última quinta-feira (1º). Na ocasião, ele se referiu ao Círio de Nazaré como sendo de todos os povos, não apenas do católico. A Arquidiocese de Belém lamentou a fala do gestor municipal. O comunicado foi divulgado à imprensa também neste sábado e afirma que as palavras proferidas feriram tanto a comunidade quanto a veracidade dos fatos. O evento em questão contou com a presença do candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


No ato, Edmilson se dirigiu à Lula e Janja, sua esposa, entregando à ela uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ao convidar o casal para a festa, o prefeito disse que o Círio era de todos os povos e tinha a participação das mais diversas manifestações religiosas existentes, não apenas da católica. “Venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam, porque a festa é do povo, não é mais da Igreja Católica”, disse. 

VEJA MAIS

Nota da diretoria da Festa de Nazaré

Por meio de uma nota conjunta e oficial, a  Arquidiocese de Belém, a Basílica Santuário de Nazaré e a Diretoria da Festa de Nazaré reafirmaram que o Círio de Nazaré é e continuará sendo uma expressão de fé genuína do povo católico do Pará. "De certo, Nossa Senhora de Nazaré, como boa mãe e mestra, acolhe a todos com carinho e conduz a seu filho Jesus. É incontestável que a forte devoção Mariana enraizada no coração da nossa gente, bem como toda a organização e celebrações desta grande festa são fundamentadas na doutrina Católica, diz o texto.

Leia a nota na íntegra aqui.

Belém