CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após protestos que fecharam Mário Covas, obras são retomadas na rua dos Comerciários

Comunidade confirmou que, após reunião do prefeitura, máquinas voltam ao perímetro esta quarta

Dilson Pimentel
fonte

A comissão de moradores da rua dos Comerciários, no bairro da Cabanagem, confirmou este início de tarde que a Prefeitura de Belém irá dar início, a partir desta quarta-feira (12), aos serviços emergenciais para conclusão de obras de saneamento e asfato na via. Na manhã desta terça-feira (11), uma comissão de moradores da rua reuniu-se com o prefeito Zenaldo Coutinho. "Amanhã, às 9h, uma equipe da Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento) vai estar na rua", disse o pedreiro Arquimino Ribeiro, 42 anos.

Ribeiro é uma das lideranças da comunidade e que, na semana passada, participou dos protestos que, durante três dias, fecharam uma trecho da avenida Mário Covas. Os moradores, que dormiram na rua - ao todo, os protestos duraram 43 horas - pedem drenagem e asfalto para a rua dos Comerciários. A reunião, com o prefeito, foi a portas fechadas. Veja o estado da rua:
 

ENCONTROS

Nesta terça-feira, a prefeitura informou que, na semana passada, os moradores foram recebidos em reunião na Sesan, onde ficou acertada, para esta quarta-feira (12), a realização de ações emergenciais no local.

"Serão realizados serviços de capinação, limpeza de esgotos, bueiros e abertura de valas. Um engenheiro da Sesan estará presente na ação para fazer o levantamento da situação na via", informou. Veja imagens da precariedade da rua:
 

ENTENDA OS ATOS

O ato público dos moradores começou na manhã de segunda-feira (3), às 7h. E foi suspensa às 22h30 do mesmo dia. Na terça-feira (4), a manifestação foi retomada às 9 e durou 14 horas. Na quarta-feira (5), ocorreu das 7 às 21 horas. Mais 14 horas de protestos. E, desde então, não houve mais manifestação dessa natureza. 

 

Protesto. Mário Covas

 

O fechamento da Mário Covas foi a forma que os moradores encontraram para pressionar as autoridades a executar serviços de drenagem e pavimentação, iniciados em 2015 e ainda não concluídos. Foram três dias consecutivos de fechamento de um trecho da avenida Mário Covas, bem no cruzamento que dá acesso àquela rua, em Ananindeua - mas a rua fica na área de jurisdição da Prefeitura de Belém. Os fechamentos mobilizaram dezenas de moradores em jornadas por manhãs, tardes e noites. Veja: 

 

"A rua é desse jeito aí. Intrafegável. Mato, lixo, bueiros abertos. Onde tem mato é bueiro aberto", afirmou Arquimino Ribeiro. "Não estamos aqui para julgar o prefeito e nem para julgar ninguém. Queremos a melhoria para a nossa comunidade. As pessoas vivem no mato, na lama, no lixo. O lixo está no meio da rua. Isso é demais", lamentou.

image Bloqueios feitos pelos moradores da rua dos Comerciários: pressão sobre o poder municipal (Lázaro Magalhães / O Liberal)

"PROGRAMAÇÃO DE OBRAS"  

Em nota emitida na tarde desta terça (11), a Prefeitura Municipal de Belém disse que os moradores da rua dos Comerciários apresentaram ao prefeito as reivindicações que já haviam apresentado ao secretário de saneamento na semana passada.

"Amanhã uma equipe técnica vai ao local fazer um levantamento da área para programar obras, mas, enquanto isso, a via será contemplada com serviços de manutenção, o que inclui uma série de ações como limpeza da via, capinação, desobstrução de bueiros e abertura de valas".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM