Temperaturas máximas em Belém alcançam 35ºC nos primeiros dias da COP30, em Belém
Sensação térmica pode chegar a 39ºC, dependendo de vários fatores locais
Os primeiros dias da COP30 registraram temperaturas que alcançaram 35ºC, em Belém, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica, que depende de vários fatores do local onde a pessoa está, pode chegar a até 39ºC durante o pico do calor. Nos próximos dias, pancadas de chuva nas primeiras horas da tarde também devem ser frequentes.
As temperaturas máximas estão ocorrendo em Belém entre 12h e 15h, oscilando entre 34,1ºC e 35ºC. Já as mínimas são registradas entre 5h e 6h, com valores entre 23,6ºC e 24,9ºC. Apesar do calor, sentido principalmente por quem vem de fora da região, essa não foi a temperatura mais alta registrada em Belém nos últimos 30 dias.
"Nem as temperaturas máximas aqui superaram outubro. O máximo que deu agora foi 35ºC. No mês de outubro, a temperatura chegou a 35,4°C e 35°C. É bem diferente do que está registrado nos dados dos termômetros. Quanto à sensação térmica, depende de local para local na cidade, porque há outras variáveis: umidade, vento, se o local é arborizado", explica o meteorologista do Inmet, José Raimundo Abreu.
VEJA MAIS
De acordo com ele, a sensação térmica pode variar de 3ºC a 4ºC. "Se estiver quente e não houver vento, a sensação do calor pode ser maior. O vento levanta o ar quente e desce com o ar frio, isso diminui a sensação térmica. Mas, se não houver vento e a pessoa estiver em um local sem sombra, ela vai sentir mais calor", detalhou. A média das máximas no mês de novembro geralmente oscila entre 34ºC e 36ºC.
"Com isso, a sensação térmica pode chegar a 39°C a 40°C, dependendo do bairro. Onde não há cobertura de árvores e há maior irradiação térmica da superfície dos prédios, e sem vento, chega a uma sensação de até 40°C. Já quem estiver na sombra, com ventilação, pode sentir uma temperatura de 36°C, mas com sensação térmica entre 34°C e 35°C", aponta Abreu.
CHUVA – Pancadas de chuva também marcarão presença nos próximos dias, segundo a previsão do Inmet. A previsão do tempo para os próximos dias na capital paraense indica chuvas isoladas no início da tarde, por volta das 13h ou 14h, entre quarta-feira (13) e sexta-feira (15). Já o sábado (16) não deverá ter chuva.
O Instituto também informou que a chuva da última segunda-feira (10) foi a maior registrada no mês de novembro até o momento, com um volume de 45,2 mm em aproximadamente duas horas. Para efeito de comparação, os primeiros nove dias do mês somaram apenas 35 mm de chuva. Ou seja, a chuva de um único dia superou todo o acumulado de novembro até então.
Palavras-chave