MENU

BUSCA

Jiboia solta na Praça da República: passeio de animal atiça curiosidade em Belém

Réptil estava no ombro do tutor na feirinha; homem diz que 'Celeste' é legalizada e não oferece risco

O Liberal

Uma cobra da espécie jiboia foi vista ‘passeando’ com o tutor pela Praça da República, na manhã de domingo (28), em Belém. Nas imagens, o réptil está no ombro de um homem que caminha tranquilamente entre as barracas na tradicional feirinha. O caso teve grande repercussão nas redes sociais e dividiu a opinião de internautas, que questionaram sobre o risco para as pessoas e também para o próprio animal.

O vídeo mostra o casal caminhando pelo local e a cobra no ombro do jovem que usa camisa amarela. Após a repercussão, o tutor se manifestou nas redes sociais para comentar a situação. Ele informou que a cobra se chama Celeste.

Esclarecimento: cobra é legalizada e dócil, segundo o tutor

Em seu comunicado, ele fez os seguintes esclarecimentos:

  • Legalidade: "A Celeste é um animal 100% legalizado, com microchip e toda a documentação exigida pelo Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. A criação dela como pet segue a legislação."
  • Segurança: "Jiboias não são peçonhentas. A Celeste é um animal de temperamento extremamente dócil e acostumado ao manejo. A segurança dela e das pessoas é sempre minha prioridade máxima."
  • Bem-estar: "Entendo a preocupação com estresse. Os passeios são breves, controlados e visam o enriquecimento ambiental dela, como a importante exposição ao sol, respeitando sempre seu ciclo de alimentação."

"Agradeço a preocupação de muitos e espero ter esclarecido as dúvidas. Um abraço!", finalizou o tutor em uma publicação.

VEJA MAIS

Jovem morre após 'brincar' com cobra venenosa que capturou por R$ 30
Sem equipamentos de segurança adequados para lidar com animais peçonhentos, o homem tentou imobilizar o réptil usando apenas um saco plástico

Bebê de um ano mata cobra a mordidas após réptil se enrolar em suas mãos
A criança desmaiou e foi levada às pressas para um centro de saúde primário para tratamento inicial

Jiboia é resgatada de dentro de painel de veículo em Belém
Réptil foi resgatado após três horas de trabalho de mecânicos e biólogos do Centro Amazônico de Herpetologia

Repercussão nas redes sociais

Nas redes sociais, várias pessoas comentaram sobre a questão da segurança de quem estava na praça. Muitos dos comentários também questionaram a atitude de expor o animal a um ambiente de estresse, que poderia ocasionar um risco de ataque.