MENU

BUSCA

‘Fiquei bastante nervosa, mas consegui meu objetivo’, diz candidata após 1º dia do Enem em Belém

Prova acontece em data diferenciada na Região Metropolitana por causa da COP 30; participantes avaliam nível das questões e tema da redação.

Fabyo Cruz e Jéssica Nascimento

Os inscritos confirmados em Belém, Ananindeua e Marituba participam neste domingo (30) do primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado em data diferenciada devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30). Nesta etapa, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação

Segundo o Painel do Enem, o Pará registrou mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais mais de 34 mil de participantes autodeclarados pretos e cerca de 2 mil de indígenas. Mais de 63 mil inscritos são concluintes do ensino médio público. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, com início das provas às 13h30.

Moradora do bairro do Marco, Hayllene Santos, de 27 anos, deixou o local de prova por volta das 16h15 e contou que esta foi sua terceira participação no Enem. A candidata avaliou o exame como desafiador.


“Eu achei a prova hoje difícil e ao mesmo tempo fácil. Fiquei bastante nervosa, mas consegui meu objetivo”, afirmou.

Sobre a redação, Hayllene disse que já esperava o tema, que abordou os trabalhadores rurais

VEJA MAIS

Jovem de 16 anos encara Enem em Belém e avalia experiência como ‘bem simples e funcional’
Aplicação do Enem 2025 ocorre em data diferenciada em Belém, Ananindeua e Marituba por causa da COP 30; mais de 289 mil inscrições foram confirmadas no Pará.

Professores destacam a profundidade e relevância do tema da redação do Enem 2025
Para a professora de redação Jessica Maria, a escolha revela a intenção da banca avaliadora de testar a capacidade dos candidatos de olhar para o Brasil real, para além das questões estritamente urbanas

Enem 2025: participantes da Grande Belém deverão escrever sobre valorização dos trabalhadores rurais
A informação foi divulgada pelo Inep nas redes sociais

“O tema da redação não me surpreendeu. Eu já tava esperando. Foi sobre os trabalhadores rurais. Eu acho que eu consegui desenvolver. A gente tá no nosso estado e aqui no Pará tem bastante trabalhador rural”, comentou. Ela também avaliou que as questões exigiram atenção redobrada.

“As questões foram bem difíceis. Eu achei que tinha muito texto que até me perdi muita das vezes”, disse.

Mesmo com a dificuldade, Hayllene destacou que buscou reforço antes da prova: “Teve o aulão que teve no estádio do Mangueirão que me ajudou bastante.”

O Enem segue no próximo domingo com as provas de ciências da natureza e matemática, encerrando a edição especial para os três municípios paraenses.

 

Palavras-chave