MENU

BUSCA

Chuva em Belém: região metropolitana amanhece com alagamentos e céu escuro; Pará está em alerta

A Defesa Civil nacional já havia alertado que esta terça-feira (8) poderia ser de chuva intensa. O Inmet colocou um alerta laranja de chuvas para quase todo o estado.

Victor Furtado

A Região Metropolitana de Belém amanheceu nesta terça-feira (8) com forte chuva, que começou nas primeiras horas do dia. O céu totalmente nublado e escuro gerou brincadeiras em redes sociais. Mas para quem mora em áreas que costumam alagar, não havia qualquer graça, pois foi uma manhã de transtornos e que dificultou que algumas pessoas conseguissem sequer sair para o trabalho, escola ou outros compromissos.

O Pará está em alerta laranja de chuvas intensas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É o segundo nível mais grave de temporais e traz riscos potenciais de inundações, cortes na rede elétrica, raios, ventanias e queda de árvores. A previsão inicial é de que o alerta seja encerrado até o final da manhã desta terça. Porém, há possibilidade de estender a duração.

VEJA MAIS

Clima: Nordeste do Pará está em alerta máximo de chuvas fortes; entenda
Outras regiões tiveram o alerta moderado de risco, iniciado na segunda (7), renovado até amanhã (9)

Motorista que joga água sobre pedestres comete infração média; saiba mais
Condutor está sujeito a multa no valor de R$ 130,16 e mais 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação

Pará: Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas nesta terça-feira
O comunicado foi emitido nesta segunda (7); estados das regiões Norte e Nordeste, de modo geral, devem sofrer com o alto volume de chuva

Tempo chuvoso ainda não caracteriza inverno amazônico, diz meteorologia
Fenômeno climático causa chuvas em Belém e no nordeste paraense. Em dois dias choveu cerca de 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro

Chuvas diárias aquecem vendas de sombrinhas no centro comercial de Belém
“Choveu, vendeu”, disse um vendedor; preços desses acessórios aumentaram durante a pandemia

Na travessa Souza Franco, em Icoaraci, o volume de água nas ruas invadiu casas e veio carregando o lixo que estava em vias públicas. Isso ocorreu na casa do senhor Robson Caldeira, que nem mesmo conseguia ver os primeiros degraus da escada da própria casa devido à enchente na rua. Somente os imóveis com batentes ou com pisos mais altos escaparam da invasão de água suja.

Já na rodovia BR-316, o trânsito teve mais um impacto: vários trechos da pista tiveram enchentes que reduziram o fluxo de veículos e demandaram atenção dos motoristas. Outro impacto no trânsito é que vários semáforos, como na avenida Almirante Barroso e avenida Pedro Álvares Cabral, apresentaram falhas e ficam apenas no amarelo, exigindo muita cautela para evitar acidentes.