Belenenses visitam maior navio de guerra da América Latina neste sábado (27)
Atlântico está na cidade para 'Operação Atlas', da Marinha, e pode ser visitado neste sábado (27) e domingo (28)
Fila para entrar e ansiedade para conhecer o maior navio de guerra da América Latina, que abriu as portas para a visitação gratuita dos belenenses na tarde deste sábado (27). Grupos de famílias e de adolescentes conhecem o imponente navio-aeródromo multipropósito (NAM) “Atlântico”, no Porto de Belém.
VEJA MAIS
O espaço também poderá ser visitado no domingo (28) e no próximo final de semana, nos dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no cais da Ocrim, ao lado do Complexo Turístico Ver-o-Rio. A visitação será realizada apenas por agendamento, com os ingressos já esgotados para este sábado (27) e para domingo (28). Para o próximo final de semana, os links para agendamento ainda não estão disponíveis, mas serão liberados ao longo da semana. Os interessados em conhecer a embarcação podem agendar a ida por meio de uma plataforma online, com emissão de ingressos gratuitos.
“É uma experiência única, principalmente para as crianças”, disse a professora Glauce Damiano, uma das primeiras a entrar no navio, acompanhada da filha Gabriela Damiano, do sobrinho Simon Henrique e da irmã Hanna. "A gente soube do navio pelo Jornal Liberal, as crianças estão maravilhadas e acho que isso vai ficar guardado na memória delas para sempre, eu também estou gostando bastante", disse a professora, na tarde deste sábado.
A autônoma Regiane Sena aproveitou o sábado para conhecer o navio ao lado do marido e dos dois filhos. Ela contou que ficou impressionada logo ao entrar no espaço, já que era a primeira vez que visitava uma embarcação de grande porte. “Quando eu entrei, fiquei olhando assim, nunca tinha entrado em um navio desse tamanho. É incrível, eu continuo meio sem palavras”, disse, admirada com a estrutura e os objetos expostos.
Regiane destacou que o filho mais velho, curioso por natureza, estava encantado com os veículos militares. “Ele gostou do caminhão e desse carro, pediu para tirar foto e quis entrar para ver de perto”, contou, rindo da empolgação da criança diante de um helicóptero.
Segundo ela, a visita é uma oportunidade divertida e educativa para as crianças. “Foi ótimo sair no sábado, a gente ficou muito feliz. Todo mundo trabalha, mas tiramos um tempinho para vir juntos e valeu a pena”, completou.
O navio-aeródromo multipropósito (NAM) “Atlântico” chegou a Belém, na tarde da última quinta-feira (25), para participar da "Operação Atlas", ação da Marinha voltada à segurança e preparação logística na região Norte.
A presença do NAM “Atlântico” também faz parte das ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na capital paraense em novembro.
Público precisa subir escadas internas da embarcação que tem 208 metros de comprimento, o que equivale a um prédio de 40 andares (Wagner Santana / O Liberal)
Navio é equipado com 83 veículos e 4 quatro helicópteros
Esta é a segunda atracação do navio em Belém, a primeira foi em agosto de 2023, quando ele veio em razão do aparato de segurança e logística da Cúpula da Amazônia, encontro de chefes de Estado de países amazônicos. O navio tem 208 metros de comprimento, o que equivale a um prédio de 40 andares, com capacidade de transportar 432 tripulantes, e comportar até 1.400 militares, quando em missão.
O NAM “Atlântico” partiu da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), em 13 de setembro, levando a bordo 1.042 militares e 435 toneladas de equipamentos das três Forças Armadas - Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Entre o material transportado estão 83 veículos, incluindo seis blindados, quatro helicópteros, armamentos, sensores, munições, mísseis, equipamentos de mergulho e estruturas para operações de defesa nuclear, biológica, química e radiológica.
Segundo a Marinha, todo o aparato será utilizado em treinamentos na Foz do Rio Amazonas, dentro da Operação “Atlas”, exercício conjunto iniciado em 30 de junho e com encerramento previsto para 6 de dezembro.
O Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra José Paulo Machado de Azeredo Junio, apresentou a embarcação durante a visitação e descreveu a rotina de operações. “A gente também precisa fazer esse vento [na embarcação] para que esses helicópteros que estão aqui ao lado possam operar nesse navio de dia, de noite, 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou, destacando que os militares a bordo são ‘altamente treinados e capacitados’ para garantir a segurança do Brasil na Amazônia, área de 4,7 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade do Estado brasileiro.
Segundo o comandante, após essas datas o “Atlântico” seguirá para a fase marítima da Operação “Atlas” e retornará a Belém no fim de outubro para novas visitas. Ao destacar a versatilidade da embarcação, ele lembrou que ‘esse mesmo helicóptero [presente na exposição] que leva soldados e desembarca para projetar o poder do país aonde quer que seja necessário foi utilizado para salvar pessoas no Rio Grande do Sul quando houve os alagamentos’, reforçando que ‘a mesma Marinha que protege as nossas riquezas, ela cuida da nossa gente’.
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, atual Capitânia da Esquadra Brasileira e principal embarcação da Marinha, foi projetado para atuar no controle de áreas marítimas e na projeção de poder sobre terra, mar e ar. Além das operações militares, a embarcação também é preparada para missões de caráter humanitário, como apoio a vítimas de desastres naturais, evacuação de pessoas e participação em operações de manutenção da paz.
Construído em meados da década de 1990 e adquirido da Marinha Britânica em 2018, o navio recebeu o nome “Atlântico” em referência à relevância do oceano para a formação e desenvolvimento histórico do Brasil.
Quer visitar também? Veja como:
A visita ao maior navio de guerra da América Latina é gratuita, mas exige agendamento prévio para garantir a organização do público. Os ingressos para este sábado (27) e domingo (28) já estão esgotados. O próximo final de semana de visitação será nos dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no cais da Ocrim, ao lado do Complexo Turístico Ver-o-Rio, em Belém.
Os links para agendamento das novas datas ainda não foram liberados, mas estarão disponíveis ao longo da semana no site da Marinha. A entrada só será permitida para quem apresentar o ingresso emitido pelo site.
Serviço:
O navio está aberto à visitação pública neste sábado (27) e domingo ( 28), e também em 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no cais da Ocrim, ao lado do Ver-o-Rio. É possível agendar visitas por aplicativo, acesse aqui.
Palavras-chave