CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Aluno usa fantasia com apologia ao nazismo em festa de Halloween na UFRA

Testemunhas afirmam que o rapaz chegou ao local com roupas pretas, mas, durante o concurso de fantasias promovido na festa, começou a colocar adereços referentes ao regime

O Liberal
fonte

Um aluno, supostamente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), utilizou uma fantasia com referências ao nazismo durante uma festa de Halloween, nesta sexta-feira (27). O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Pesca e a Empresa Júnior (ACEEP) e ocorreu no estacionamento do prédio de Engenharia de Pesca da instituição. 

O convite para a festa foi divulgado por meio das redes sociais do ACEEP. Concurso de fantasias com premiação em dinheiro, bebidas, música, venda de comidas e decoração temática foram anunciados. O encontro estava marcado para começar às 17h e terminar às 21h. A participação era gratuita.

Testemunhas que estavam no local afirmam que o rapaz, ainda não identificado, chegou vestindo roupa preta. Porém, com o anúncio do concurso de fantasia, ele teria começado a se paramentar. “Botou uma máscara de gás, botou um monte de medalha de nazismo e colocou umas medalhas como se fossem das roupas dos oficiais [do nazismo]”.

Posicionamentos

Em nota, o ACEEP, que organizou a festa, disse que repudia com veemência qualquer tipo de apologia ao nazismo e que a instituição não compactua com ideologias que promovem o ódio a discriminação e violência. “O nazismo é uma página sombria da história da humanidade que causou inúmeras tragédias e sofrimento”, diz o comunicado.

“O centro acadêmico, em colaboração com outras entidades ligadas a Engenharia de Pesca e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), reafirma seu compromisso em acionar as autoridades competentes e a direção da universidade com o intuito de identificar o responsável por quaisquer atos de apologia o objetivo é assegurar que a justiça seja feita”.

A nota finaliza com um pedido do ACEEP: “Solicitamos àqueles que estiveram presentes no evento que colaborem com a investigação, fornecendo quaisquer evidências que possam ser úteis na apresentação da denúncia às autoridades, a fim de identificar o culpado”, frisa o centro acadêmico.

A União dos Centros Acadêmicos também fez uma manifestação contrária ao ocorrido e afirma que “repudia veementemente o lamentável incidente ocorrido durante uma festa estudantil, onde ocorreu apologia ao nazismo. Esta atitude é inaceitável e vai contra os princípios de respeito, tolerância e diversidade que defendemos em nossa comunidade acadêmica”.

Além disso, a organização também reforça o pedido de ajuda, com fotos e vídeos de quem estava na festa, nas investigações. “É imperativo que nossas festas e eventos sejam espaços seguros, promovendo a inclusão e a harmonia entre os estudantes, e não toleraremos qualquer forma de ódio ou discriminação”.

Universidade Federal Rural da Amazônia

Em nota, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) disse que “recebeu com indignação e tristeza os registros fotográficos de uma comemoração realizada no espaço de um estacionamento da Instituição". A instituição afirmou que "expressa o completo repúdio e vem desagravar a conduta de acadêmico que se vestiu com traje em que claramente se fazia apologia ao Nazismo".

No comunicado, a UFRA informou ainda que, na tarde deste sábado (28), a Reitora da universidade, Profa. Herdjania Veras de Lima, determinou à Pró-reitoria de Ensino, à Corregedoria e à Comissão de Ética da Universidade que realize a imediata apuração administrativa da conduta dos agentes públicos, do acadêmico já identificado, com base no Regime Disciplinar Discente, assim como dos demais alunos que promoveram, sem autorização e à revelia da Instituição, o evento mencionado na reportagem. Além disso, a Reitora determinou que todos os registros sejam encaminhados à Polícia Civil para que seja realizada a apuração criminal das condutas já tipificadas.

"Estes atos não traduzem e não representam quem são os verdadeiros alunos, servidores técnicos e docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia" finaliza o comunicado.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM