Opção de acesso à universidade, Cursinho Municipal pode ter recorde de inscritos; veja como fazer
Quinze mil são esperados nas inscrições, que encerram no domingo (18), para estudantes de Belém
As aulas do Pré-Vestibular Municipal de Belém (PVMB), cursinho popular público, mantido pela Prefeitura de Belém, que tem sido a principal e, em muitas vezes, a única alternativa para muitos estudantes de famílias mais pobres da capital terem acesso ao curso superior, completa seis anos e poderá acumular, em plena pandemia, um número recorde de 15 mil inscritos concorrendo às suas vagas neste ano.
As inscrições para concorrer às vagas das turmas desse ano só podem ser feitas até este domingo (18). Elas foram iniciadas na segunda-feira (12), na mesma semana da divulgação do listão de aprovados de 2021 da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Ao todo, são apenas 1.450 vagas imediatas, além da formação de cadastro-reserva de alunos e alunas para a turma preparatória ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021).
Aulas à tarde e à noite
A coordenadora do cursinho, Joelma Ferreira, ressalta que o projeto é muito importante para os "filhos classe trabalhadora". É um reforço gratuito dos conteúdos do Ensino Médio para a realização da prova do Enem e para as disputas às vagas em universidades do Pará e pelo Brasil.
O cursinho, que existe desde 2015, cresceu. Em 2020, a iniciativa ofertou 1,2 mil vagas, recebendo 11 mil inscrições. Por isso mesmo, um edital de lançamento das inscrições precisa promover uma seleção de alunos e alunas de nível médio da cidade de Belém, entre os que desejam se preparar para ingresso no ensino superior.
As aulas serão realizadas nos turnos da tarde e noite. O cursinho é um programa da Prefeitura Municipal de Belém, coordenado pela Fundação Escola Bosque (Funbosque).
A coordenadora do cursinho, Joelma Ferreira, lembra que o projeto é muito importante para os "filhos classe trabalhadora". É um reforço gratuito dos conteúdos do Ensino Médio para a prova do Enem e para as disputas às vagas em universidades do Pará e pelo Brasil
Vagas atendem cotas para perfis de alunos
Podem se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio e que participam como titular ou dependentes de programas de transferência de renda, aos quais serão destinadas 60% das vagas do cursinho.
Um total de 20% das vagas são para estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. Já 10% serão para candidatos que concluíram o ensino médio 100% na rede pública ou na rede privada com bolsa de 100% e, que não sejam titulares ou dependentes de programas de transferência de renda.
São 5% das vagas ficam para as pessoas que concluíram o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação e Competência de jovens e adultos e outros 5% para participantes do projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História, do Ministério Público do Trabalho.
As aulas do Pré-Vestibular Municipal de Belém (PVMB) terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), considerando o uso de tecnologias da informação e com atividades síncronas (contato imediato com os professores) e assíncronas (quando alunos e professores não precisam estar conectados no mesmo momento).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA