Ônibus do BRT circula sem ar condicionado e submete passageiros a calor intenso

Reclamações contra a empresa Belém Rio se acumulam desde o início do ano

Victor Furtado / Redação Integrada de O Liberal
fonte

Os ônibus do BRT, que deveriam ser considerados um futuro padrão de qualidade do transporte público da capital, segundo planeja a Prefeitura de Belém, não cumpriram essa premissa na manhã desta sexta-feira (1º): denúncia publicada no perfil @belemtransito, no Twitter, mostra um potencial problema, caso a manutenção dos veículos não seja frequente. Um ônibus com a identificação BD-89807, da empresa Belém Rio, estava sem ar condicionado - o que causou grande desconforto a passageiros que o tomaram logo pela manhã.

 


FORNO SOBRE RODAS

O que poderia não parecer um problema tão sério, para quem não tem costume de pegar as linhas do BRT de Belém - que ainda segue atendendo a poucos, dentro do projeto previsto -, é completamente justificado pelos passageitos que já usam a alternativa: nos ônibus exclusivos do sistema BRT, a climatização é obrigatória, justamente porque janelas dos veículos são fixas, e só abrem em casos de emergência.

Apesar do desconforto, o ônibus saiu assim mesmo da estação e fez todo o trajeto no calor. Os passageiros tiveram de aguentar.

BELÉM RIO NA VITRINE

A redação integrada de O Liberal tenta contato com a empresa Belém Rio para dar espaço a explicações sobre o ocorrido - e principalmente porque a empresa, que presta serviços explorando outras rotas do sistema de concessão do transporte público de Belém, também tem outros registros de problemas, apontados por leitores, em mensagens encaminhadas diretamente à redação e nas redes sociais.  

Um ônibus da Belém Rio colidiu com o muro de uma casa, em Icoaraci, nesta quinta-feira (28). Uma pessoa ficou ferida.

image Acidente mais recente com ônibus da Belém Rio foi no Paracuri (Divulgação / WhatsApp)

No dia 2 de janeiro, um ônibus da linha Médici - Presidente Vargas, da Belém Rio, perdeu uma das rodas. E deu um baita susto nos 20 passageiros que estavam no veículo.

image Ônibus perde a roda e dá susto nos passageiros, na Duque (Divulgação / WhatsApp)

E ainda em janeiro, moradores do conjunto Maguari reclamaram que a Belém Rio, além de disponibilizar ônibus sem manutenção, estaria remanejando suas frotas para atendimento a outras localidades. Por sinal, nesse mesmo final de linha, dois ônibus foram interditados por falta de condições de rodar. Eram da Belém Rio.

image Moradores do conjunto Maguari reclamam de ônibus ruins e desvio da frota para outras localidades (Semob / Prefeitura de Belém / Divulgação)

 

Ainda sobre a empresa, outra denúncia chegou ao perfil @belemtransito:

 

 

Essa reclamação foi postada dias após a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) garantir que vai intensificar a fiscalização da qualidade dos ônibus. Sobre essa denúncia específica, o órgão disse que vai investigar - e se posicionará em breve.

Procurado pela redação, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) disse que, "para essa questão mais direcionada, a própria empresa pode responder". A Setransbel orientou também à redação de O Liberal que o contato sobre o assunto seja feito diretamente com a empresa.

A reportagem de O Liberal tenta contato com a empresa Belém Rio para dar espaço a explicações. Também está sendo feito contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Pará (Sttrepa) para comentários sobre o assunto.

DENÚNCIAS

Quem flagrar um coletivo sem condições de trafegabilidade, detectar atraso, queima de parada ou outro problema na prestação do serviço, pode procurar a Semob para denunciar. Basta informar o dia, a hora, o local do flagrante e o número de identificação escrito na lateral do ônibus.

Semob tem o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelos números 118 (telefone fixo) e 98429 0855, ou pelo e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br. Além disso, denúncias também podem ser feitas pela sessão "Fale Conosco", do site da Semob.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM