MENU

BUSCA

Morar Bem Ananindeua: programa pode ser acionado por moradores do município

Para ter o benefício, morador de Ananindeua precisa se enquadrar em critérios de renda familiar e de condição física do imóvel

Luiz Cláudio Fernandes

Moradores de Ananindeua de baixa renda podem acionar o programa “Morar Bem Ananindeua”, para fazer reforma em suas casas, anunciou esta semana a Prefeitura de Ananindeua. O programa contempla com ajuda financeira para pequenas reformas nas residências, e ainda promove a construção de imóveis populares, utilizando recursos próprios ou provenientes de convênios/parcerias com os governos Estadual e Federal, instituições financeiras oficiais ou da iniciativa privada, empresas públicas ou privadas e com organizações não governamentais. 

Para cada unidade habitacional, a Secretaria Municipal de Habitação de Ananindeua (Sehab) dará a ajuda de até R$ 5.000, podendo ter um acréscimo de 50% quando o imóvel necessitar de adaptações para atender pessoas portadoras de necessidades especiais que nela residem.

VEJA MAIS

Paraenses vão em peso atrás de financiamento da casa própria
Setor imobiliário sentiu a expansão em anos de taxas mais baixas, porém mesmo agora deve haver crescimento

Governo federal lança programa de aquisição da casa própria para agentes de segurança pública
No Pará, Estado também abriu inscrições para um projeto de habitação voltado para as forças de segurança

Demora em aprovações de novos empreendimentos favorece migração para Ananindeua
De acordo com o Sinduscon-PA, atualmente um projeto do segmento econômico em Belém leva de um a dois anos para ser aprovado, enquanto que em Ananideua a aprovação ocorre em seis meses.

O programa tem o objetivo de melhorar as condições sanitárias das habitações contempladas pelo programa, promovendo maior salubridade nas edificações e dar um maior conforto aos moradores, para viverem com mais dignidade.

Já foram beneficiadas inicialmente 72 famílias com o programa, que foi instituído pela Lei nº 3.128/2021, prevendo a realização de pequenas melhorias e reformas parciais em imóveis com condições precárias de habitabilidade, de famílias carentes do município. Outras famílias interessadas podem solicitar o benefício. Basta se enquadrarem nos critérios do programa. 

Confira os critérios para participar do programa Morar Bem Ananindeua

DO CIDADÃO 

  • Ter renda mensal até três salários mínimos por família;

DA EDIFICAÇÃO 

  • Área construída total da unidade imobiliária de até 70 m²;  
  • Terrenos com área de até 125 m² para habitação de interesse social;  
  • Gabarito de altura máxima igual a 9 m (nove metros);  
  • Será admitida mais de uma unidade imobiliária por terreno, desde que com acessos independentes por via oficial de circulação;  
  • Admite-se o uso misto (residencial e não-residencial) da unidade imobiliária, desde que a área não-residencial não ultrapasse 50% da área total construída;  
  • A ampliação da edificação existente para a implantação de outra unidade residencial será admitida, desde que o somatório da unidade existente com a unidade nova, não ultrapasse a área total construída de 140 m².

Saiba qual é a documentação necessária para acionar o programa de moradia

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA  

  • RG, CPF
  • Documento de propriedade (escritura registrada em cartório de imóveis ou contrato de compra e venda ou IPTU cadastrado há mais de cinco anos)
  • Comprovante de residência (preferencialmente conta de água)
  • Comprovante de renda  

Serviço: A Secretaria Municipal de Habitação de Ananindeua (Sehab) fica localizada na Tv. WE 29, 452 – Cidade Nova 5. Os contatos para maiores informações são: (91) 3255-9226/98468-8831. Horário de atendimento: Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.