Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

O poder do olhar

Grandes líderes já estabeleceram métodos próprios de utilizar o olhar como primeiro contato

Ricardo Tomaz

O olhar é uma importante ferramenta na comunicação interpessoal e deve ser considerado como parte fundamental da conexão entre os seres humanos. Partindo deste princípio, esse exercício deve ser constante, inerente ao comportamento correto e a comunicação assertiva, todavia, caso o profissional não mostre todo potencial da sua comunicação o mercado atual acaba por descartá-lo, pois a eficácia deste processo de comunicação no meio organizacional é de extrema necessidade para o alcance de resultados nas organizações.

Grandes líderes já estabeleceram métodos próprios de utilizar o olhar como primeiro contato e assim desenvolver a comunicação com sua equipe e clientes. Pesquisas feitas desde a década de 50, apontam que a nossa comunicação é em torno de 90% não-verbal e que os gestos, a postura, a voz e o olhar são ferramentas que quando utilizadas de forma estratégica podem clarificar a percepção do receptor e garantir qualidade no processo entre os interlocutores.

 Segundo Adrian Furnham e Evgeniya Petrova, psicólogos, “O que olhamos, quando e o modo como fazemos fazem parte do fenômeno da contemplação visual, um dos meios de comunicação mais primitivos e importantes.” (2011; p.39). Toda forma de olhar tem sua estrutura voltada ao individuo e suas emoções, intensões e até sua cultura contempla este modo de utilizá-lo. Também nos referimos ao contato visual, dentro da linguagem corporal, com expressões faladas no cotidiano, por exemplo: “não vejo outra solução”, “com os olhos da alma”, “preciso ver pra crer”.

A Programação Neurolinguística (PNL) traz o olhar como conexão, rapport, com os sistemas representativos - visual, auditivo e cinestésico. O indivíduo que tem o sistema visual mais apurado tem o olhar como percepção do mundo, ou seja, a sua atenção e absorção de informação é realizada através do que ele vê e como isto a ele se apresenta. Dentre as diversas técnicas, a neurolinguística mostra a forma correta de estabelecer conexão através do olhar com seu receptor, transmitindo confiança e outras emoções como forma de estabelecer contato eficaz.

O acesso a informação é bastante vasto neste quesito quando falamos de linguagem não-verbal e das necessidades de comunicação assertiva que o profissional de sucesso deve desenvolver. Convém começar pelo o olhar e explorar todas as possibilidades tanto de comunicar quanto de ler as expressões e comportamentos através deste que é considerado a “janela da alma”.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!