Ricardo Tomaz

Oratória e Comunicação Eficaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 17 anos, palestrante, instrutor corporativo, mestre de cerimônias e Terapeuta holístico vibracional. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

A escuta ativa e seus benefícios

Para o indivíduo cheio de ideias e anseios o "Saber Ouvir" pode representar um desafio

Ricardo Tomaz

"Temos duas orelhas e uma só boca, precisamente para ouvir mais e falar menos", Zenão de Cítio (filósofo grego – 263 a.C)

Você já percebeu que foi mal entendido em algo ou que algumas vezes não estão receptivos em lhe escutar? Pois bem, em primeiro lugar para saber se comunicar é necessário saber ouvir. Desenvolver uma comunicação exemplar e assertiva requer uma prática e observação individual do modelo exposto.

Hoje no mercado o profissional que sabe comunicar-se efetivamente e com desenvoltura está a um passo para o sucesso. Então por que não impulsionar uma nova competência em busca da excelência? Se levarmos em consideração o significado da palavra "Competência", o famoso C.H.A – Conhecimento, Habilidades e Atitudes, é possível criar uma nova perspectiva de sucesso profissional com uma comunicação eficaz.

Com a velocidade de informações que nos são passadas diariamente, a corrida contra o tempo junto à percepção de que nunca temos tempo para nada, então parar para ouvir de forma eficiente nem sempre é a melhor opção.

Todavia é uma solução bem poderosa para um profissional de alta performance, pois garante que o seu processo de comunicação pode e deve ser definido a ponto de alcançar seus objetivos diários, ou seja, algumas vezes um dialogo bem estruturado pode impedi-lo de trabalhar duas vezes, por uma mensagem mal interpretada ou entendida aleatoriamente. O conhecido "resume porque tempo é dinheiro" pode custar caro no final.

Para o indivíduo cheio de ideias e anseios o "Saber Ouvir" pode representar um desafio, mas superável com algumas técnicas de comunicação. Uma delas é a ESCUTA ATIVA que proporciona um caminho mais cooperativo e atencioso de captar mensagens e reproduzi-las para o melhor entendimento dos interlocutores dentro de um processo de comunicação – emissor, receptor e vice-versa.

A técnica da Escuta Ativa é simples e baseia-se nos seguintes pontos, como: formular algumas PERGUNTAS, apenas com o intuito de clarificar a informação. As perguntas quando bem estruturadas durante o diálogo pode ajudar a direcionar e filtrar mais informações a respeito do tema proposto. Temos dois tipos de perguntas, as Abertas que buscam mais informações subjetivas e as Fechadas que de forma direta buscam a informação mais precisa.  

Outro ponto relevante seria ouvir atentamente de forma ativa mostrando interesse e por ultimo reformular a mensagem para que o outro interlocutor possa elucidar alguns pontos e saber que você o está acompanhando, neste ultimo processo as reformulações são rápidas sem interromper a linha de raciocínio do emissor.

A Comunicação cada vez mais se torna essencial para uma carreira de destaque. Portanto que possamos buscar conhecimento – saber – após desenvolver as habilidades correspondentes – saber fazer – e logo em seguida te atitude de praticar constantemente até virar hábito – querer fazer. Assim podemos desenvolver mais uma competência para nossa vida e carreira profissional.

Ricardo Tomaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!