Tosse que não passa? Confira 7 dicas caseiras para aliviar a garganta!
Além dos medicamentos receitados pelo médico, tente colocar em prática essas medidas
Com as chuvas repentinas, também aumenta a proliferação de diversas doenças contagiosas, como gripes e resfriados. Na maioria dos casos, após a infecção, muitas pessoas costumam ficar com uma tosse que não passa com facilidade. Por isso, algumas medidas caseiras podem ser adotadas para aliviar os sintomas.
VEJA MAIS
Veja algumas dicas para aliviar a tosse:
-
Beba bastante água
Manter as cordas vocais hidratadas é o primeiro passo para melhorar esse sintoma, pois isso ajuda a reduzir a tosse seca e melhora consideravelmente a expectoração quando há secreção nos pulmões
-
Faça lavagem nasal com frequência
Sempre que estiver congestionado, faça lavagem nasal com soro fisiológico para ajudar a liberar as vias aéreas e expectorar as secreções.
-
Utilize umidificador de ar
Nessas circunstâncias, os umidificadores podem ajudar em dias mais secos, principalmente quando a pessoa não estiver conseguindo respirar normalmente pelo nariz devido ao entupimento.
-
Faça gargarejo com água e sal
Uma das dicas mais conhecidas quando o assunto é tosse é o gargarejo com água e sal. Esses dois componentes, embora não tenham comprovação científica definitiva, agem diretamente na mucosa da garganta, promovendo limpeza e alívio do inchaço e do catarro local.
-
Consuma própolis
O própolis, combinado com mel, por exemplo, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e imunomoduladoras. Por isso, é muito indicado para irritações e inflamações na garganta.
-
Misture mel e limão
Misturar mel e limão é uma boa dica para quem busca um alívio imediato na garganta, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
-
Tomar leite quente também é uma ótima opção!
Se nenhuma das opções acima funcionar, preparar leite quente pode ser uma boa alternativa, já que bebidas quentes ajudam a dilatar os vasos sanguíneos da garganta e, assim, aumentam a circulação das células de defesa na região.
(Victoria Rodrigues, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA