Presidente da COP 30 informa início da negociação de pacote com temas sensíveis
Hoje houve sessão inaugural da Conferência em nível ministerial, na segunda semana do grande evento
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, informou sobre o início da negociação de um pacote com temas sensíveis entre países. A sessão inaugural da Conferência em nível ministerial ocorreu hoje, na segunda semana do grande evento.
São quatro os temas que ainda não possuem consenso. O primeiro trata do financiamento de ações climáticas por países desenvolvidos em nações em desenvolvimento.
VEJA MAIS
O segundo busca metas mais ambiciosas para combater o aquecimento global. O terceiro aborda as restrições unilaterais ao comércio por questões ambientais, como barreiras tarifárias.
Quatro Temas Sem Consenso
O quarto ponto pede mais transparência em relatórios sobre emissões de gases poluentes. Este pacote também concentra outros assuntos importantes, como adaptação e transição energética "justa".
A classificação "justa" é defendida por países como o Brasil, ao tratar do aspecto social no combate aos efeitos das mudanças climáticas.
Uma coletiva está sendo realizada neste momento. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a Conferência entra em fase de "operação" com a chegada de ministros de Estado e seus mandatos para negociação.
Fase Política da COP30
A primeira semana da COP30 terminou sem avanço significativo nos temas sensíveis da negociação. Estes "cairão no colo" dos ministros designados pelos respectivos governos.
A segunda semana é o palco da fase política, após as discussões terem ocorrido em nível técnico.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA