CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

COP30/Frente da Educação: apenas 1 em cada 10 alunos sabe o que é COP30, diz pesquisa

O levantamento ouviu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas em todas as regiões do País

Estadão Conteúdo
fonte

Apenas um em cada dez estudantes brasileiros até o ensino médio sabe o que é a COP30. Os resultados vêm de uma pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em parceria com o Equidade.Info, em meio às negociações globais sobre mudanças climáticas.

VEJA MAIS

image Ativistas projetam mensagem em prédio de Belém por justiça climática durante a COP30
Oxfam Brasil e Aliança dos Povos Pelo Clima usam arte urbana para cobrar justiça climática em Belém

image A caminho de Belém, governador da Califórnia critica Trump: 'mostrou dedo do meio para o Brasil'
Gavin Newson também lamentou a ausência dos EUA na COP 30

image Pesquisa Quaest/COP30: para 41%, resultados serão positivos e para 41% não fará diferença
O levantamento também abordou a exploração de petróleo na margem equatorial, mostrando uma mudança significativa na opinião pública

O levantamento ouviu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas em todas as regiões do País, entre agosto e setembro deste ano. Na rede privada, o número de alunos que conhece a COP30 quadruplica em comparação à rede pública.

Ainda que sete em cada dez estudantes afirmem ter ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço consegue explicar o que o termo significa. Outro um terço dos alunos admite não saber nada sobre o tema, evidenciando uma lacuna no entendimento.

Percepção sobre o Aquecimento Global

Mais de 70% dos alunos disseram ter vivido muitos dias de calor extremo no último ano. Contudo, 64% consideram que a escola os prepara pouco ou nada para lidar com essas situações, indicando uma desconexão entre a vivência e o preparo educacional.

Entre os professores, a percepção é ainda mais forte: 69% acreditam que as escolas não preparam adequadamente os estudantes para enfrentar os efeitos do aquecimento global. Esta visão alinha-se com a sensação de despreparo dos alunos.

Disparidade Regional no Conhecimento

O Norte, região que sediará a COP30, apresenta os estudantes mais bem informados sobre o evento, com 27% de conhecimento. No caso dos professores desta região, esse número salta para 77%, mostrando um engajamento maior dos educadores.

Em contrapartida, o Nordeste exibe os menores índices de conhecimento entre os alunos, com apenas 4%. Entre os docentes da região, o percentual é de 52%, também abaixo da média geral para professores, segundo os dados da pesquisa.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!