MENU

BUSCA

Touca de cetim: saiba quando usar, quando evitar, os benefícios e qual o melhor produto

A touca de cetim, usada há bastante tempo, principalmente por pessoas com cabelos cacheados, está na moda; Touca pode ser usada todos os dias, mas cuidados são necessários

Gabriel Mansur

Dormir sem nenhuma proteção no cabelo pode desalinhar os fios. O atrito com a fronha e o lençol normalmente gera o frizz, tão desconfortável para algumas pessoas. Para se proteger desse problema, um item pode fazer toda a diferença: a touca de cetim. Usada há muito tempo, principalmente por pessoas que têm cabelos cacheados, a touca de material não sintético evita que os cachos amassem e o frizz, além de outros benefícios. As informações são do portal Universa. 

VEJA MAIS

Truques para eliminar o frizz dos cabelos
É possível moldar os fios para ficarem na direção desejada, conforme o processo de secagem

Dieta da Indonésia para emagrecer: veja como fazer o método que acelera o metabolismo
O protocolo, que foi utilizado para o emagrecimento do "menino mais pesado do mundo", ajuda a eliminar líquidos e por o intestino em funcionamento

Sapatos baixos podem causar dores e fazer mal à coluna; entenda
Sapatos baixos, chinelos e rasteirinhas podem causar dores na lombar; especialistas explicam os problemas e o que fazer para evitar os problemas

A touca de cetim serve para gerar menos atrito com os travesseiros e evita as pontas duplas e o frizz, além de manter a definição dos cachos.

Quem pode usar a touca de cetim?

A touca é recomendada para todos os tipos de cabelo, e pode ser usada todos os dias.

A dermatologista Alessandra Anzai indica o seu uso inclusive no caso de pessoas que estão em processo de quimioterapia: “O cabelo em quimio é muito frágil e uma força a mais pode desprender esses cabelos”, explicou para o portal. 

Quando não usar a touca de cetim?

O importante é não usar a touca de cabelos molhados ou úmidos, seja de água ou de outros produtos. O seu uso pode gerar diversos problemas, como a descamação, oleosidade excessiva e a presença de fungos. A touca também precisa estar bem higienizada e seca. Recomenda-se a sua lavagem semanal.

A touca de cetim é benéfica, mas deve ser acompanhada de outros cuidados

Os benefícios do uso da touca de cetim são imediatos, mas o seu uso deve ser acompanhado de cuidados diários. A dermatologista, que é colaboradora do ambulatório de tricologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, explica que “o cetim é mais um cuidado que a gente pode agregar no dia a dia, mas acho que ele é mais um lembrete de que a gente tem que ser gentil com o cabelo”.

A melhor touca de cetim é aquela que tem o tecido respirável, com boa passagem de ar, para que o calor não fique retido no couro cabeludo, aumentando a oleosidade, explicou Alessandra Anzai para o portal Universa. As toucas de seda também são opções melhores ainda. As fronhas de cetim também são interessantes, mas a touca protege mais no caso de cabelos com fios maiores. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Saúde