MENU

BUSCA

Surto, epidemia, endemia e pandemia. Saiba a diferença entre esses conceitos epidemiológicos

Essas definições são fundamentais para definir estratégias de controle de doenças que surgem e as com variação sazonal

Karoline Caldeira

Com a chegada da pandemia da covid-19 e o ressurgimento de diversas doenças, alguns conceitos epidemiológicos foram vastamente replicados, mas podem ser de difícil compreensão. Esses termos são fundamentais para entender a forma como determinadas doenças atingem a população e definir medidas de combate contra as enfermidades. Confira a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia:

Surto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um surto pode ser definido como um aumento acima do esperado de uma determinada doença em uma região. É o surgimento repentino da doença e pode ser em um bairro, escola ou cidade. O mais comum no Brasil é a dengue. A doença é considerada sazonal, isto é, uma doença que ressurge em uma estação do ano, mais comum no inverno, e se prolifera com facilidade. 

VEJA MAIS

Pandemia: O que muda se a covid-19 virar uma endemia?
Alguns países como Reino Unido, França e Espanha passaram a considerar a covid-19 como uma endemia; entenda o que muda

Ômicron: sublinhagem mais transmissível é identificada na capital paulista
Chamada de BA.2m foi detectada em jovem de 22 anos

Endemia

Se a média histórica de uma doença se agravar em um determinado período, pode ser definido como uma endemia. Esse termo não se relaciona com quantidade, mas sim com uma incidência constante da enfermidade naquela região. Pode ser utilizado também a dengue como exemplo. A doença ressurge em diversos estados do Brasil durante o inverno, mas se o número de doentes sobrecarregarem os sistemas de saúde, passa de um surto para endemia.

Epidemia

Quando há ocorrência de casos nas cinco regiões do país, é considerada com Epidemia. Esse conceito é utilizado quando ocorre o registro de uma doença acima do esperado e em diversos locais. Um exemplo é a doença ebola que, em 2014, atingiu vários países da África.

VEJA MAIS

Covid-19 ou dengue? Saiba como identificar os principais sintomas e diferenças
Estar atento às diferenças entre as doenças pode ajudar no tratamento adequado

Pará teve 8 casos de febre mayaro; entenda o que é a doença semelhante à chikungunya
Apesar de pouco conhecido, o vírus Mayaro é igualmente transmitido por mosquitos, pelas picadas do Haemagogus janthinomys, que também transmite a febre amarela.

Pandemia

Essa palavra passou a dominar os noticiários e está presente diariamente no nosso cotidiano. Entre todos os conceitos, a pandemia é a pior. A covid-19 completou três anos e ainda atinge o mundo inteiro. Quando uma epidemia se espalha por diversos continentes e são registrados casos em várias regiões do planeta, o status da doença passa a ser uma pandemia. A  síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) é considerada pandêmica e em 2009, a gripe A (ou gripe suína) se tornou uma pandemia quando foi registrar casos nos seis continentes do mundo. 

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Saúde