Rabdomiólise: entenda a doença provocada por excesso de exercícios que causou morte de corredor
A doença pode se desenvolver devido a várias causas, incluindo a realização de exercícios físicos intensos

Nesta quarta-feira (24), um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, Pernambuco, devido a complicações de saúde causadas por hepatite fulminante e rabdomiólise após participar de uma prova de corrida. Devido ao esforço físico excessivo, Dorgival Celerino do Nascimento foi hospitalizado e internado na UTI, sendo transferido, na última segunda-feira (22), para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.
VEJA MAIS
O que é a rabdomiólise?
Segundo Marcos Duque, PhD em Patologia, a terminologia "rabmiólise" é composta por "rab", que indica esqueleto, "mió", relacionado aos músculos, e "lise", significando quebra. Portanto, rabmiólise refere-se a uma quebra muscular, que pode causar uma série de sintomas no paciente, decorrentes de excesso de atividade física, entre outros fatores.
O que pode provocar a rabdomiólise?
A doença pode se desenvolver devido a várias causas, incluindo a realização de exercícios físicos intensos, prática de atividades físicas em locais excessivamente quentes, traumas mecânicos como violência frequente na infância ou adolescência, acidentes de carro, ou em casos de pessoas soterradas.
VEJA MAIS
Quais são os sintomas da rabdomiólise?
Dor intensa no tecido muscular, sensibilidade, edema, agitação, náusea, confusão mental e rebaixamento de consciência, entre outros.
Quais outros problemas de saúde pode ocasionar a rabdomiólise?
Complicações em órgãos vitais, incluindo insuficiência renal aguda caracterizada por alterações substanciais na urina, além de potencialmente causar arritmia cardíaca. Esses problemas podem intensificar o estado do paciente, resultando em rabdomiólise.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA