Mal súbito: Entenda a causa da morte do humorista Eraldo Fontiny e como identificar os sintomas
Reconhecer os sintomas é importante para prevenir a morte súbita, que pode ser precedida de sinais que podem ser percebidos.

Humorista Eraldo Fontiny, conhecido por personagens famosos como Lili, Marcos Paulo, Rubão e Seu Mane, morreu aos 41 anos neste sábado (6). Segundo informações da emissora "Rede 98", onde ele trabalhava, a causa da morte foi um mal súbito. Entenda o que é o problema de saúde, os sintomas e o que fazer.
VEJA MAIS
O que é mal súbito?
O mal súbito é uma parada cardíaca que pode ter diferentes causas, sendo que em 80% dos casos está relacionado a doenças cardiológicas.
Sintomas do mal súbito
Reconhecer os sintomas é importante para prevenir a morte súbita, que pode ser precedida de sinais como:
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Tonturas;
- Fraqueza;
- Palpitações;
- Desmaio;
- Paralisia do rosto e da perna num dos lados do corpo;
- Dificuldade para falar ou compreender a linguagem;
- Perda ou obscurecimento da visão em um olho só;
- Perda do equilíbrio ou coordenação;
- Dor de cabeça intensa.
Chances de sobreviver
Quanto mais rápido for o socorro, maiores as chances de recuperação. As manobras de ressuscitação cardiopulmonar podem ser bem-sucedidas se realizadas em tempo hábil, evitando a morte ou sequelas. Se uma pessoa tem uma arritmia grave, a ponto de perder a consciência, é possível prevenir novo evento usando um Cardioversor Desfribilidor Implantável (CDI), aparelho que fica alocado no tecido subcutâneo.
O que fazer em caso de mal súbito?
Em caso de mal súbito, é importante manter a calma e acionar imediatamente o serviço do Samu 192. Enquanto aguarda a chegada do desfibrilador, é recomendado iniciar as compressões torácicas (massagem cardíaca) para garantir a circulação do sangue e manter a pessoa viva. Quando o desfibrilador chegar, utilize o aparelho conforme as instruções de uso, até a chegada do Samu. Lembrando que a cada minuto passado sem o devido socorro, a chance de recuperação diminui em 7% a 10%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA