Injeção para emagrecer: Anvisa libera uso do Ozempic; remédio é de aplicação semanal

Medicação de uso semanal promete reduzir até 17% do peso corporal em um ano e meio de tratamento

Heloá Canali
fonte

Um dos momentos mais esperados por médicos que tratam obesidade e seus pacientes era a liberação da injeção de semaglutida para o tratamento da doença. E esse momento chegou! Ontem (02/01), a Anvisa aprovou o primeiro tratamento semanal para reduzir o sobrepeso e a obesidade. O medicamento é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic (medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso).

Como age a injeção de semaglutida no corpo?
 

A semaglutida é semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina no corpo, responsável pela sensação de saciedade. Ou seja, com a injeção, além da molécula induzir a perda de peso, ela também promove saciedade e, por este motivo, o paciente se alimenta em menor quantidade, potencializando os efeitos por conta do déficit calórico.

VEJA MAIS

image Injeção para emagrecer: Anvisa libera uso do Ozempic; remédio é de aplicação semanal
Medicação de uso semanal promete reduzir até 17% do peso corporal em um ano e meio de tratamento

image Dieta: cortar glúten não emagrece, diz nutricionista
Glúten é proteína que tem funções benéficas ao trato digestivo e apenas pessoas com doença celíaca ou intolerância devem fazer restrições

Comercializado livremente nos EUA desde 2021, o medicamento foi aprovado no Brasil por meio de decisão da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2/1), toda baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity) realizado com cerca de 4,5 mil pessoas de todo o mundo.

Saiba como foi o estudo em humanos com a Semaglutida
 

Um em cada três pacientes conseguiu perder 20% do seu peso corporal durante o tratamento com a semaglutida. Os participantes que usaram o medicamento perderam, em média, 17% do peso corporal em cerca de 17 meses. Os voluntários que fazem parte do grupo de controle, com uso de placebo, perderam apenas 2,4% de massa durante o período.

image Obesidade é maior entre as mulheres (Reprodução)

Ao final do estudo clínico, um em cada três pacientes havia perdido 20% de seu peso corporal. Cerca de 80% conseguiram reduzir 5% ou mais do peso com o uso semanal da semaglutida.

image Dieta para ganhar massa muscular: alimentos que favorecem a hipertrofia muscular
Veja o passo a passo sobre a dieta para ganhar massa muscular. Nutricionista Diego Barreto explica como fazer a dieta e o que comer

image Dieta para metabolismo lento: veja como perder 10 quilos em 28 dias
A dieta promete, além de queimar as gorduras indesejáveis, trazer uma melhor relação harmônica entre o paciente e a comida. O plano alimentar é indicado para qualquer faixa etária

“Com essa aprovação, entramos oficialmente em uma nova era no tratamento da obesidade, com resultados de redução de peso nunca antes vistos”, afirma o médico endocrinologista Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

 

Quais os efeitos colaterais da semaglutida?

 

Durante os ensaios clínicos, alguns perticipantes da pesquisa apresentaram eventos colaterais considerados leves e transitórios, entre eles, náuseas, vômitos, diarreia, constipação e dores abdominais.

 

Quando o medicamento chegará ao Brasil?
 

Sobre a chegada da medicação ao Brasil, ainda não há uma data prevista. A próxima etapa do processo de incorporação será a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

image IMC é confiável? Entenda o cálculo que mede o Índice de Massa Corporal e como melhorar sua saúde
Esse cálculo universal é usado pela OMS para classificar padrões de saúde relacionados ao peso, como a desnutrição e a obesidade

image Dieta: veja 7 alimentos que têm fama de 'vilões', mas que fazem bem à saúde
Dietas podem significar restrições de diversos alimentos, mas alguns podem ser essenciais para a saúde; confira quais são

Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!