CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Infarto pulmonar: o que é, causas e prevenção

Caso de paulistana Caroline Mayorga que passou por infarto pulmonar após suspeitas de gases serve de alerta para a importância do diagnóstico precoce

Hannah Franco
fonte

O infarto, seja pulmonar ou do cardíaco, é a maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se que ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto no país. Na última semana, um caso serviu de alerta para a importância do diagnóstico precoce. Caroline Mayorga, de 30 anos, acabou descobrindo um infarto pulmonar após suspeitas de gases.

"Na noite de 24 de novembro, uma sexta-feira, eu estava em casa assistindo a TV, fazendo brownie para a minha sobrinha. Por volta das 21h30, comecei a sentir umas dores que eram como pontadas no lado esquerdo da costela e entre o ombro e o pescoço. Como se fossem dores de gases. Essas dores continuaram, e resolvi deitar para ver se passava", relatou ela ao g1.

VEJA MAIS

image Morre cantor gospel Pedro Henrique aos 30 anos após infarto fulminate
Pedro Henrique, de 30 anos, se apresentava no município de Feira de Santana, na Bahia, quando passou mal em cima do palco

image Ex-Big Brother sofre infarto no banheiro de um bar e morre após incidente
Nuno Graciano tinha uma carreira sólida na Tv

Como as dores não passaram, ela achou melhor ir para o hospital. Lá, Caroline passou por uma triagem e realizou alguns exames, mas a dor não passava. "Fiz todos os exames, e a médica me chamou de volta. Ela me falou que eu estava com um infarto pulmonar bilateral. O protocolo era me internar direto na UTI. Fiquei seis dias no hospital."

Segundo especialistas, o infarto pulmonar, o que acometeu Caroline Mayorga, geralmente deve ser tratado como consequência de uma embolia pulmonar. Essa condição ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia uma artéria pulmonar. Isso impede que o sangue rico em oxigênio chegue aos pulmões, podendo causar dor torácica, falta de ar e, em casos graves, até mesmo a morte.

image Risco de ter um infarto aumenta 13% na segunda-feira, diz estudo
Aumento do estresse ao voltar para mais uma semana de trabalho pode ser a principal causa

image Dia do Cardiologista: internações por infarto crescem 25% no Brasil; saiba como identificar
Data tem como objetivo valorizar a profissão e conscientizar a sociedade acerca dos riscos e cuidados de doenças que afetam o coração

Sintomas

Os sintomas do infarto pulmonar geralmente se desenvolvem de forma repentina e incluem:

  • Dor torácica aguda, especialmente durante a respiração profunda
  • Falta de ar
  • Ansiedade e agitação
  • Náuseas e vômitos
  • Sudorese
  • Tontura ou desmaio
  • Alterações no ritmo cardíaco
  • Cianose (pele azulada)

Em alguns casos, o infarto pulmonar pode causar tosse com sangue ou febre.

Causas

A causa mais comum de infarto pulmonar é a trombose venosa profunda (TVP), que é a formação de um coágulo sanguíneo na perna. Esse coágulo pode se desprender e viajar para o pulmão, causando o bloqueio da artéria.

Outras causas de infarto pulmonar incluem:

  • Cirurgia recente
  • Trauma
  • Parto
  • Câncer
  • Uso de medicamentos que aumentam o risco de coagulação sanguínea

Prevenção

Não há uma maneira definitiva de prevenir o infarto pulmonar, mas existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco, como:

  • Evitar a formação de coágulos de sangue: Pessoas com fatores de risco para trombose, como obesidade, tabagismo, diabetes e histórico familiar de trombose, devem tomar medidas para evitar a formação de coágulos, como usar anticoagulantes ou meias de compressão elástica.
  • Fazer exercícios regularmente: A atividade física regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de trombose. Evite ficar muito tempo sentado ou deitado e se movimente sempre que possível.
  • Manter o peso saudável: O excesso de peso aumenta o risco de trombose.
  • Parar de fumar: O tabagismo aumenta o risco de trombose.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!