MENU

BUSCA

Primeiro medicamento não estimulante para TDAH chega esse mês no Brasil

O medicamento busca aprimorar a capacidade de atenção, reduzir impulsividade e controlar a hiperatividade

Luciana Carvalho

O primeiro medicamento não estimulante para pessoas com TDAH, está previsto para chegar às farmácias brasileiras na segunda quinzena deste mês de novembro. O medicamento Atentah possui a molécula atomoxetina e atua por meio de um mecanismo que busca aprimorar a capacidade de atenção, reduzir impulsividade e controlar a hiperatividade em indivíduos com TDAH.

VEJA MAIS

TDAH: sintomas; testes para autodiagnóstico on-line apresentam riscos, alertam especialistas
Se autodiagnosticar pode trazer efeitos negativos, como diagnóstico incorreto e sofrimento psíquico

Viu no TikTok que você tem TDAH? Falso diagnóstico de déficit de atenção vira trend na rede social
Vídeos sobre TDAH já somam mais de 3 bilhões de visualizações na rede social, contendo diversos testes de autodiagnostico e piadas sobre o tema

Ritalina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
O medicamento é eficaz em casos de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e Narcolepsia (sonolência excessiva)

A atomoxetina pertence à classe de medicamentos chamados inibidores seletivos da recaptação da norepinefrina, que aumenta os níveis de noradrenalina no cérebro para controlar o comportamento. O medicamento tem um mecanismo de ação diferente dos estimulantes e reduz significativamente o risco de dependência, segundo o Catraca Livre.

O medicamento é ministrado de forma oral, uma vez ao dia pela manhã ou duas vezes ao dia pela manhã e à noite. Os médicos indicam que os pacientes comecem a tomar a medicação em doses baixas e ajustam conforme a necessidade, podendo levar algum tempo para o começar a sentir o efeito do remédio