MENU

BUSCA

Pílula para emagrecer: O que se sabe sobre as alternativas às canetas emagrecedoras?

Medicamentos orais começam a surgir como opção para quem busca emagrecimento, oferecendo praticidade e resultados semelhantes aos das injeções de Wegovy

Gabrielle Borges

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou, nesta semana, uma versão em comprimido do remédio para emagrecimento Wegovy, popularmente conhecido por ser vendido no formato de caneta.

A informação foi confirmada pela rede farmacêutica Novo Nordisk, responsável pela fabricação do medicamento. Confira o que se sabe até agora sobre as pílulas.

Princípios das canetas emagrecedoras

As canetas emagrecedoras como Wegovy e Ozempic ganharam notoriedade como tratamentos eficazes para perda de peso. Essas medicações, que contêm o princípio ativo semaglutida, são administradas por meio de injeções e têm mostrado resultados positivos em termos de redução de peso e controle de diabetes tipo 2.

Embora o mercado de medicamentos para emagrecimento tenha sido dominado por soluções injetáveis até agora, a pesquisa na área de semaglutida oral tem mostrado promissores resultados.

VEJA MAIS

Versões manipuladas de canetas emagrecedoras são proibidas pela Anvisa
A restrição inclui manipulações da semaglutida, usada no Ozempic, mas não a tizerpatida, usada no Mounjaro


Anvisa obriga retenção de receita para compra de canetas emagrecedoras como Ozempic
Medida busca conter uso indiscriminado de medicamentos para emagrecimento


Como funciona o Ozempic Brasileiro? Entenda a diferença entre ele e outras canetas emagrecedoras
Embora as canetas sejam semelhantes, tratam-se de remédios com princípios ativos, funcionamento e dosagens diferentes

Como funcionam as pílulas para emagrecer?

Assim como as injeções, as pílulas de semaglutida atuam sobre o sistema endócrino, mimetizando a ação de um hormônio chamado GLP-1 (glucagon-like peptide 1), que regula o apetite e os níveis de açúcar no sangue.

Elas ajudam a diminuir a sensação de fome, controlam a liberação de insulina e podem aumentar a queima de calorias, fatores que contribuem diretamente para o emagrecimento. Segundo a Novo Nordisk, a versão em comprimido do Wegovy apresentou uma perda média de peso de 16,6% durante os períodos de testes.

Quando as pílulas serão vendidas?

A expectativa é que o comprimido seja lançado nos Estados Unidos no início de janeiro de 2026. Não há previsão para o Brasil.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.