MENU

BUSCA

“DIU para homens”? Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia em testes iniciais

A expectativa é que o produto esteja disponível no mercado até o ano de 2027

Luciana Carvalho

primeiro anticoncepcional masculino em forma de gel do mundo, demonstrou uma eficácia de 99% em testes clínicos preliminares, de acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo. A expectativa é que o produto esteja disponível no mercado até o ano de 2027.

Desenvolvido pela Contraline, uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, o produto chamado de ADAM é um hidrogel não hormonal projetado para impedir a liberação de espermatozoides durante a ejaculação. O estudo clínico foi realizado na Austrália com 23 homens entre 1.500 voluntários de diversas faixas etárias. Os especialistas observaram que a contagem de espermatozoides reduziu entre 99 a 100% em apenas um mês após a aplicação do gel.

método contraceptivo consiste na injeção do gel no canal deferente que é o ducto responsável por transportar os espermatozoides dos testículos para fora do corpo. Este procedimento é realizado em uma consulta médica, com aplicação de anestesia local.

VEJA MAIS

Cientistas testam implante de gel bloqueador de esperma que funciona como uma vasectomia
O Chamado ADAM foi projetado 'para impedir que o esperma viaje pelos vasos deferentes sem afetar a sensação ou a ejaculação'

Anticoncepcional para homens: primeira vacina deve ficar pronta em 2023
O produto está sendo considerado melhor que a vasectomia promete afetar a cauda dos espermatozóides, impedindo a fecundação

Anticoncepcional masculino: estudos apontam caminhos para controlar a fertilidade dos homens
Experimentos feitos em camundongos identificaram dois pontos da proteína Eppin que regulam a movimentação dos espermatozoides

Em entrevista à STAT News na última quinta (04), o pesquisador Kevin Eisenfrats, líder da Contraline, descreveu o gel como um “DIU para homens” porque espera que o contraceptivo seja duradouro, mas reversível. “Prevemos que nosso primeiro produto seja algo que os homens possam obter a cada um ou dois anos. Obviamente, faremos ensaios clínicos para provar que é eficaz durante esse período de tempo”, afirma Eisenfrats. 

Novos ensaios clínicos vão avaliar se o método contraceptivo não hormonal pode ser revertido para que os homens tenham filhos no futuro.