MENU

BUSCA

Catar: conheça 5 sobremesas típicas da região do país que sediará a Copa do Mundo

A culinaria árabe pode ser impressionante: entre elas Umm ali e Basbousa

Gabriel Mansur

A Copa do Mundo de 2022 se aproxima, e pela primeira vez será sediada em um país do Oriente Médio. O Catar sediará a competição, e impressiona pelo seu pequeno tamanho. Com pouco menos de três milhões de habitantes, o país espera receber durante a competição mais de um milhão de turistas, que terão algumas barreiras culturais mas poderão conhecer as curiosidades do país árabe

VEJA MAIS

Como fazer cebola caramelizada? Confira a receita que pode dar um up em qualquer prato
Cebola, manteiga e shoyu estão entre os ingredientes usados. O tempo de preparo é de apenas 15 minutos; confira

Lanche da tarde: confira como fazer um Hot Dog de forno rápido e barato
Queijo, tomate e salsicha estão entre os ingredientes. O tempo de preparo é de, no máximo, 45 min; confira

Qatar ou Catar? Saiba o que tem, o que fazer, religião, cultura e costumes da sede da Copa 2022
País possui regras rígidas em relação ao comportamento, principalmente de mulheres. Confira como será o choque cultural durante a Copa do Mundo de 2022

A casa da Copa do Mundo tem como capital Doha. Na cidade, é possível encontrar os mais diversos tipos de culinária, por conta da variedade de estrangeiros que moram no país. Entretanto, no país também existem comidas típicas, doces e salgadas. Sabendo disso, vale a pena conhecer os doces típicos que podem ser encontrados no Catar:

Umm ali

image Umm ali, doce típico feito com pão egípcio (Food Fusion/Youtube)

O doce típico, também conhecido como pudim de pão egípcio, é feito com massa folhada banhada em leite, e leva uva passas, avelã, nozes e pistache. A massa é cozida e despedaçada em uma travessa, junto com os outros ingredientes. Após a mistura das iguarias, o leite misturado com creme de leite e leite condensado é derramado na travessa. A sobremesa é servida quente ou gelada, e pode ser acompanhada de calda de sorvete.

Luqaimat

image Bolinho frito luqaimat, também conhecido como lokma (@NuvaidV/Twitter)

O bolinho frito, semelhante a um bolinho-de-chuva, é também conhecido como lokma. A massa é frita e deve ser macia por dentro e crocante por fora. O doce é mergulhado em calda de açúcar e pode ser aromatizado com cardamomo e açafrão. A sobremesa é muito presente durante o Ramadã, período em que muçulmanos do mundo inteiro se abstém de comidas e bebidas após o pôr-do-sol.

Kanafeh

image Kanafeh é produzido a partir de uma massa parecida com o macarrão cabelo de anjo (@Mariyyum/Twitter)

O doce árabe feito de uma massa bastante fina, conhecida como vermicelli, semelhante a um macarrão. A massa é banhada em leite e calda de açúcar, além de levar queijo, manteiga e nozes. Em muitos lugares, a sobremesa pode ser complementada com chocolate ou morangos.

Baklava

image Baklava, doce preparado com massa de pastel e nozes trituradas (@ACollsProdutora/Twitter)

O doce que pode ser preparado de diversas maneiras, reúne uma massa de pastel com uma pasta de nozes trituradas. A massa é banhada em xarope ou mel, e pode ser complementada com nozes, avelã, pistache, entre outros grãos. 

Basbousa

image Basbousa, bolinho feito a partir de semolinas e coco (@Rasiq07/Twitter)

Basbousa é um bolinho de sêmola que pode levar coco e amêndoas. Na preparação, manteiga, iogurte, ovo, açúcar, coco ralado e semolinas são misturadas, gerando uma massa, que é assada no forno. Após o cozimento da massa, uma calda de açúcar ou leite condensado pode ser usada para molhar a sobremesa.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Receita