Votação sobre prisão de Chiquinho Brazão é adiada por pedido de vista na CCJ

Deputados federais Gilson Marques (Novo-SC) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) solicitaram vista para analisar a legalidade da prisão preventiva

O Liberal
fonte

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputados solicitaram vista e adiaram, por duas sessões, a votação referente à prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), detido no último domingo (24) sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Por ser um parlamentar federal, a aprovação da prisão de Brazão requer a maioria absoluta na Câmara dos Deputados. O relator do caso na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), argumentou que a prisão está consoante as exigências constitucionais, que estipulam que a detenção de um parlamentar só pode ocorrer em flagrante e por crime inafiançável.

Os deputados federais Gilson Marques (Novo-SC) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) solicitaram vista para analisar a legalidade da prisão preventiva, alegando não terem tido tempo suficiente para examinar o relatório da Polícia Federal, a decisão de prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o relatório de Darci de Matos.

"O deputado está preso. Qual é a pressa? Qual é a pressa? Nós precisamos dormir com a cabeça no travesseiro para ter certeza de fazer a coisa certa", argumentou Gilson Marques.

"Não existem provas cabais e que não houve sequer o contraditório"

O deputado Roberto Duarte também defendeu o pedido de vista, afirmando: "Nós precisamos avaliar a questão da prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal. Nós observamos ainda, na imprensa nacional, que não existem provas cabais e que não houve sequer o contraditório. Nós precisamos defender o contraditório sempre e o devido processo legal."

VEJA MAIS

image Relator na Câmara defende manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, acusado no caso Marielle
Para aprovação do documento será necessário obter o voto favorável da maioria dos presentes durante a sessão da comissão

image PGR pede confisco de bens de acusados pela morte de Marielle para pagar R$ 3 milhões a vítimas
Segundo o parecer, Domingos e Chiquinho Brazão são apontados como mandantes do homicídio, enquanto Rivaldo teria planejado a execução

image Viúva de Marielle Franco se surpreende com prisão do ex-chefe da Polícia Civil: 'Chocante'
Rivaldo Barbosa foi detido na manhã deste domingo juntamente com os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão

O adiamento da votação foi criticado por alguns parlamentares que defendiam a análise imediata do caso para encaminhamento da questão ao plenário da Câmara ainda nesta terça-feira (26).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA