Venezuela segue modelo da Nicarágua para inabilitar opositores

Governo de Maduro usa supostas acusações de irregularidades e corrupção para tornar candidatos inelegíveis

O Liberal
fonte

O governo de Nicolás Maduro está seguindo os passos da Nicarágua ao inabilitar candidatos da oposição para ocupar cargos públicos no país, os impedindo de enfrentar o atual presidente nas eleições do próximo ano. 

Um exemplo é a ex-deputada María Corina Machado, conhecida como “dama de ferro”, que desponta nas pesquisas como a favorita nas primárias de outubro. Ela está inelegível por 15 anos, após ser alvo de decisão da Controladoria Geral da República.

VEJA MAIS

image '[A Venezuela] não tem um governo democrático', defende a ministra Simone Tebet
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, após Lula voltar à defesa da Venezuela e relativizar a definição de “democracia”

image Venezuela: Controladoria inabilita María Corina Machado, pré-candidata da oposição, por 15 anos
Ex-deputada e principal candidata da oposição, María Corina foi acusada de fazer parte de uma 'rede de corrupção' e de 'irregularidades administrativas'

image Lula discursa no Foro de São Paulo e afirma que ser chamado de comunista é ‘orgulho’
Presidente afirma que ficaria ofendido se o chamassem de nazista e neofascista

Assim, Maduro tem tirado os adversários de cena para se consolidar como único no pleito, na forma como fez o ditador Daniel Ortega ao prender todos que o ameaçavam nas urnas - medida que o levou a concorrer praticamente sozinho nas eleições de 2021 na Nicarágua.

Ainda na Venezuela, outro caso é o do ex-governador Henrique Capriles, que concorreu duas vezes contra o chavismo e está inabilitado desde 2017, assim como Freddy Superlano, do partido Vontade Popular. 

Juan Guaidó, Leopoldo López e Antonio Ledezma estão entre os que fugiram do país.

Acusações

Contra todos pesam supostas acusações de irregularidades e corrupção, parecidas com as que Ortega dizimou seus opositores, tornando-os apátridas e confiscando seus bens após ser reeleito.

Considerada uma das mais radicais adversárias do chavismo, María Corina Machado, de 55 anos, vem arrastando multidões em seus comícios, e desafiou a decisão do regime. 

“Uma desqualificação inútil que apenas mostra que o regime sabe que já está derrotado. Agora, vamos votar com mais força, mais rebeldia e mais vontade nas primárias. Aqui, quem viabiliza é o povo da Venezuela. Até o fim é até o fim”, escreveu María em suas redes sociais.

A inabilitação de adversários é usada como arma de regimes autoritários e vai de encontro ao argumento em defesa de Maduro, citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que há uma narrativa contra a Venezuela.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA