Veja o que o presidente Lula disse a Joe Biden em encontro na Casa Branca

A preservação da Amazônia e o combate às mudanças climáticas foram alguns dos temas tratados na ocasião

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido nesta sexta-feira (10) com o presidente norte-americano Joe Biden, na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos. Em um discurso de quase 10 minutos à imprensa, Lula tratou de temas como a defesa da democracia no mundo, preservação da Amazônia e o combate à mudança climática

Ao receber Lula no Salão Oval da Casa Branca, Biden ressaltou que as "duas nações são democracias fortes que foram duramente testadas e prevaleceram". O presidente americano citou os atos de vandalismo nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 e relembrou os que aconteceram em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. 

VEJA MAIS

Lula busca avançar pautas no campo econômico e superar más heranças do governo Bolsonaro

image Após encontro entre Biden e Lula, EUA deve anunciar recursos para o Fundo Amazônia
Os dois presidentes se reúnem nesta sexta-feira, na Casa Branca

image Campos Neto responde às críticas de Lula sobre autonomia do Banco Central
Defesa do modelo de gestão do BC ocorre em palestra nos EUA

As mudanças climáticas foram mencionadas pelos dois presidentes como um dos principais desafios a serem enfrentados no cenário atual

"Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os Estados Unidos parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática", argumentou Biden. 

Lula iniciou o discurso agradecendo o rápido reconhecimento de Joe Biden em sua vitória nas eleições de 2021. O presidente também afirmou que vai trabalhar para recolocar o Brasil na nova geopolítica mundial porque o país ficou fora do cenário nos últimos quatro anos. 

"O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente que não gostava de ter relações com nenhum país", disse. Sem citar Bolsonaro, afirmou que "seu mundo começava e terminava com fake news". Biden respondeu que a situação "soa familiar", fazendo referência ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Amazônia foi tema de encontro

Lula destacou também a necessidade de preservação da Amazônia e propôs uma aliança contra mudanças climáticas. "Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. E cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência. Por isso, todos nós temos a obrigação de deixar para os nossos filhos e netos um mundo melhor do que o que recebemos dos nossos pais", disse.

"É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte, porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo".

Outros compromissos

Na manhã de hoje, Lula se encontrou com parlamentares do partido Democrata. Por meio das redes sociais, o presidente disse que foram tratados de "programas sociais que desenvolvemos no Brasil, a preocupação que compartilhamos sobre o meio ambiente e futuro do mundo e enfrentamento à extrema-direita e fake news nas redes sociais".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA