UFPA: sistema apresenta instabilidade no início da consulta prévia para escolha do novo reitor
Mais de 8 mil pessoas votaram apenas nos dez primeiros minutos, provocando instabilidade no sistema, que seguirá aberto até às 21h

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nesta quarta-feira (17/04) a Consulta Prévia à comunidade para a escolha do próximo reitor (a) e vice-reitor (a) que estarão à frente da instituição no quadriênio 2024-2028. No Campus Guamá, a movimentação era tranquila durante a manhã. A consulta é online e começou às 9h da manhã. De acordo com informações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, nos 10 primeiros minutos, mais de 8 mil pessoas já haviam votado, dentre as 50 mil que estão aptas para a consulta.
Por esse motivo, o sistema utilizado para votação começou a apresentar instabilidade. Os votos realizados entre 9h10 e 9h30 não foram computados, o que provocou uma queda nos acessos logo em seguida.
Às 10:20 da manhã, as equipes de tecnologia da informação da Universidade trabalhavam no restabelecimento do sistema, que seguirá aberto até às 21h para docentes, discentes e técnicos administrativos devidamente vinculados.
A professora Jane Beltrão, presidenta da Comissão Organizadora da Consulta (COC), explica que o pico de acessos ao Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição) é comum nos primeiros minutos de cada votação. "O sistema é muito rápido. Se tu entrares e demorares muito, tu 'atrapalhas' o sistema de votação. Ele tem uma capacidade de atender, por segundo, seis pessoas", detalha a professora.
Por esse motivo, assim como em outros processos eleitorais realizados pela Universidade, equipes de tecnologia da informação do CTIC ampliaram o tempo disponível para que os usuários permanecessem na cabine de votação. Além disso, outros dois servidores de computação foram integrados ao processo eleitoral para reforçar o processamento de dados.
VEJA MAIS
No CTIC, também foi montado um ponto de apoio para as pessoas com dificuldades na votação, incluindo pessoas com deficiência visual que não consigam acessar o sistema. De acordo com Jordan França, técnico da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA (CoAcess), o apoio foi pensado desde a logística de entrada no prédio do CTIC, com voluntários para ajudar na condução de pessoas com algum tipo de dificuldade visual até a sala de votação.
"Somente terá apoio a pessoa que solicitá-lo. Quem chegar e quiser votar sem qualquer tipo de orientação quanto ao software leitor de tela NVDA [tecnologia assistiva] e aos recursos de acessibilidade, a pessoa terá seu espaço respeitado também", frisou Jordan.
Pelo Campus, não há pontos de concentração de eleitores, principalmente por conta da greve dos professores, iniciada nesta segunda-feira (15), e dos técnicos administrativos, que estão com as atividades paradas desde março.
Chapas que participam do pleito:
Chapa 1: Democracia e Diálogos na UFPA, composta pelo professor Armando Lírio de Souza (candidato a reitor) e pela professora Eliana Maria de Souza Franco Teixeira (candidata à vice-reitora);
Chapa 2: + UFPA: Autonomia, Excelência e Inclusão, composta pelo professor Gilmar Pereira da Silva (candidato a reitor) e pela professora Loiane Prado Verbicaro (candidata à vice-reitora);
Chapa 3: Coletivo Denise Patrícia, composta pela professora Denise Machado Cardoso (candidata à reitora) e pela professora Patrícia Bittencourt Tavares das Neves (candidata à vice-reitora); e
Chapa 4: Humanizar, Empreender e Inovar, composta pelo professor Hito Braga de Moraes (candidato a reitor) e pela professora Marilena Loureiro da Silva (candidata à vice-reitora).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA