CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TSE põe em pauta minuta golpista em ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

Documento apreendido na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres previa intervenção para anular resultado da eleição

Emilly Melo
fonte

O caso da minuta de decreto golpista, encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, deve ser julgado, nesta terça-feira (14), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento, apreendido pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre a invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes, previa uma intervenção no TSE, o chamado "estado de defesa", para anular o resultado da eleição.

O PDT pediu a inclusão da minuta no processo e também investigação na campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. O partido acusa o ex-presidente de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação para convocar uma reunião com os embaixadores estrangeiros, com o intuito de espalhar suspeitas infundadas sobre as urnas eletrônicas. O encontro aconteceu em julho do ano passado no Palácio do Alvorada.

VEJA MAIS

image TSE pode julgar até abril ação que pede Bolsonaro inelegível
Entre as 16 ações contra Bolsonaro, a mais avançada é a que trata de ameaças ao sistema eleitoral e ataques às urnas

image Atos terroristas: Anderson Torres deve prestar depoimento nesta quarta
Ele enfrenta suspeitas de ser conivente e omisso diante dos atos criminosos promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília

image Moraes manda abrir investigação sobre Ibaneis e Anderson Torres
A decisão atende a um pedido da própria Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem caberão as investigações

O pedido do PDT foi atendido pelo relator do caso, o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves. Gonçalves requisitou uma cópia da minuta para anexar ao processo. A defesa do ex-presidente entrou com recurso, alegando que o documento é "apócrifo", mas o ministro manteve o posicionamento e submeteu a decisão ao plenário do TSE.

Os ministros vão decidir se referendam ou não a manutenção da minuta nos autos do processo. A tendência é que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral confirme a decisão individual do corregedor.

Também participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach, Raúl Araújo e Sérgio Banhos.

Bolsonaro inelegível

Se Bolsonaro for condenado, ele pode perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos, o que o deixaria impedido de disputar novas eleições no período.


(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA