STF suspende julgamento sobre orçamento e deve retomar sessão na quarta-feira (14)

Segundo as ações que pedem inconstitucionalidade, as emendas de relator ferem diversos princípios da Constituição

O Liberal
fonte

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu o julgamento sobre a constitucionalidade do orçamento secreto nesta quarta-feira (7). A nova sessão para apreciar a matéria foi marcada a próxima quarta-feira (14). As informações são da Agência Estado.

VEJA MAIS

image Julgamento no STF: Congresso defende rejeição de ações que questionam orçamento secreto
Partidos de oposição ao atual governo criticam o mecanismo das emendas de relator ao orçamento federal pela falta de transparência. Ações começam a ser julgadas nesta quarta-feira

image Ministra Rosa Weber libera para julgamento ações sobre o orçamento secreto
O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu que a Corte considere constitucionais as novas regras aprovadas pelo Congresso para o pagamento das emendas de relator

Na sessão desta quarta-feira, Rosa Weber apresentou o caso e também foram ouvidos advogados dos partidos que ingressaram com ação para pedir a inconstitucionalidade das emendas de relator (RP9), assim como os do Congresso, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e amigos da corte neste caso. Nenhum dos membros do Supremo chegou a revelar o voto no processo.

O STF começou a apreciar nesta quarta-feira quatro ações (Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental 850, 851, 854, 1014) que contestam as chamadas emendas de relator ao orçamento, origem do escândalo do orçamento secreto revelado pelo Estadão. As ações foram protocoladas por três partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) - PSOL, Cidadania e PSB - e pedem que o orçamento secreto seja declarado inconstitucional.

Segundo essas ações, as emendas incluídas pelo relator a partir de sugestões dos parlamentares ferem diversos princípios da Constituição: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na destinação dos gastos públicos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA