MENU

BUSCA

STF retoma nesta quarta-feira julgamento de ação contra Collor por corrupção

Ex-senador e ex-presidente é acusado de ter cometido os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa, em um desdobramento da operação Lava Jato

O Liberal

Está na pauta de julgamento desta quarta-feira (17), do Supremo Tribunal Federal (STF), a ação penal contra o ex-senador Fernando Collor, acusado de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa, em um desdobramento da Operação Lava Jato. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele teria recebido, entre 2010 e 2014, R$ 29,9 milhões em propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis e que tinha à época dois diretores indicados pelo então senador. 

VEJA MAIS

Mais 245 denunciados pelo 8 de janeiro viram réus no STF
A partir da 0h desta terça-feira (16), o STF iniciará o julgamento de outras 250 denúncias, também em plenário virtual

'Indignação com a vingança sem precedentes', diz Deltan após ter mandato de deputado cassado
TSE anulou, por unanimidade, nesta terça-feira (16), o registro de candidatura do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR)

Vitória de Kassab em julgamento sobre a Lava Jato é impedida por Alexandre de Moraes
Kassab reunia cinco votos a favor do arquivamento, contra quatro para enviá-los de volta para a Justiça Eleitoral, incluindo o de Moraes, e um para a Justiça Federal

O ministro Edson Fachin, relator do caso, começou a ler seu voto na semana passada. No primeiro trecho, ele avaliou que há provas de crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Porém, o ministro não chegou a concluir o voto, o que deve ocorrer nesta quarta. Em seguida, os demais membros da Corte também devem votar. A expectativa é de que o Supremo inicie a sessão com a retomada desse caso. 

A PGR pede a condenação do ex-presidente a 22 anos de prisão, além do pagamento de multa.

 

Política