CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF nega recurso de Tabata Amaral contra internauta que ameaçou agredi-la com taco de beisebol

Deputada reagiu por meio das redes sociais e declarou que 'machismo e a impunidade' prevalecem

O Liberal

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, decidiu negar o recurso apresentado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e manteve o arquivamento da ação penal contra um usuário das redes sociais que a difamou. Por meio do Twitter, a parlamentar criticou as decisões, nesta terça-feira (6), lamentando que o ódio, o machismo e a impunidade prevalecem, resultando em uma derrota para todas as mulheres. "Um homem me ameaça com um 'taco de baseball na cara' até que 'nem a minha mãe me reconheça'. A Justiça entende que isso não configura crime e me condena a pagar R$ 5.156,41 ao advogado de quem me ameaçou. Vencem o ódio, o machismo e a impunidade, perdemos todas as mulheres", escreveu.

O analista de sistemas Renato Tonini proferiu ataques misóginos, além de defender que a deputada sofresse agressões com um taco de beisebol. Em uma das publicações, ele afirmou que o suposto "sugar daddy" da parlamentar era o empresário Jorge Paulo Lemann, fundador da Fundação Estudar, instituição da qual Amaral foi bolsista.

Após sucessivas derrotas no Tribunal de Justiça de São Paulo, o caso foi levado ao STF. No entanto, a ministra Rosa Weber não analisou o mérito da ação, justificando que, por questões processuais, não poderia alterar as decisões tomadas pela Justiça de São Paulo em um recurso extraordinário.

VEJA MAIS

image Moraes vota a favor de queixa-crime contra Eduardo Bolsonaro e em favor de Tabata Amaral
Filho do ex-presidente é acusado de extrapolar a imunidade parlamentar com declarações misóginas

image 'Já estive em uma reunião em que um deputado me perguntou: 'Quem você quer provocar?'
A fala é de Tabata Amaral ao contar que, na ocasião da pergunta, ela usava um batom vermelho

Em sua decisão, a ministra ressaltou que para superar o entendimento do tribunal de origem, seria necessário examinar o caso à luz da interpretação da legislação infraconstitucional pertinente, bem como reexaminar os fatos e provas apresentados nos autos. No entanto, tais questões não são cabíveis em um recurso extraordinário, uma vez que configurariam uma afronta ao texto constitucional.

Paralelamente, a Polícia Civil de São Paulo está investigando o caso. Além de dar entrada na ação penal, a deputada também registrou um boletim de ocorrência acusando o autor dos ataques de incitação ao crime e ameaças.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA