CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal alinham estratégia para o Fórum Mundial de Bioeconomia de Belém

Fórum Mundial de Bioeconomia Circular vai acontecer de 18 a 20 de outubro, em Belém

Thiago Vilarins (Da Sucursal Brasília)

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’ de Almeida, participou ontem, em Brasília, do primeiro dia da Reunião Ordinária do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, com a participação de autoridades da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF Task Force). Durante o encontro, assuntos como situação, oportunidades e desafios para acesso dos Estados ao mercado de reduções de emissões e Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD +) foram abordados pelos nove secretários de meio ambiente que integram a Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso Rondônia, Roraima, Pará e o Tocantins.

Além da captação de recursos, o secretário paraense, destacou a O Liberal outros temas diversos que foram tratados como estratégia dos Estados para o combate ao desmatamento e queimadas na região esse ano, e, principalmente, a discussão dos detalhes para a realização do Fórum Mundial de Bioeconomia Circular, que vai acontecer de 18 a 20 de outubro, em Belém, e que vai atrair autoridades do meio ambiente de todo o mundo. "Essa é uma reunião de alinhamento sobre diversas pautas que a gente tem, mas também é uma oportunidade de alinhamento de como se dará a participação dos secretários, dos governos e do Consórcio da Amazônia Legal, no Fórum Mundial de Bioeconomia Circular, que nós vamos realizar em outubro. Então, essa é uma oportunidade que a gente tem de dizer como vai ser a participação, expor como a gente está montando o Fórum, em que pé ele está, e como se dará essa nossa organização e participação", disse.

O secretário ressaltou a importância deste encontro, o primeiro presencial, desde o inicio da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). "Essa é uma primeira oportunidade que a gente tem de se reencontrar para alinhar as questões do consórcio. O nosso comitê de meio ambiente tem sido muito rico nos debates e a gente é que tem, praticamente, apresentado as pautas dentro do consórcio dos governadores da Amazônia Legal. E essa é mais uma oportunidade da gente fechar diversos temas que a gente estava pendente de um encontro presencial pra nós definirmos as nossas agendas até 2022", destacou.

Na avaliação de Mauro O’ de Almeida, o Pará trouxe ainda outros temas importantes para o debate devido a sua posição de destaque na região. "O Pará tem sido um dos líderes de posicionamentos e de apresentação de projetos. A gente vem se estruturando nesses dois anos e meio para apresentar projetos para organismos internacionais, para fontes de financiamento publicas ou privadas. Então, o Pará contribui, e a gente sempre quer puxar os Estados menores, que muitas vezes, não tem a mesma oportunidade que a gente, por ser um Estado multidiverso em  desafios", avaliou.

Também presente a reunião, o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima do Pará, Raul Protazio, salientou a importância do Pará neste encontro. "Podemos, primeiro, apresentar para essas lideranças regionais toda a lógica e a estrutura que a irá ser apresentada no Fórum Mundial. Também podemos convidá-los a trazer contribuições para essa participação, seja através da academia, da pesquisa, seja através de empresas, produtores, produtos... Tudo que eles entenderem e que estão ligados a bioeconomia dos seus estados, são, portanto, da Amazônia", avaliou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA