CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PT aposta em candidatura de Beto Faro para Senado  

Legenda apoia a reeleição do governador Helder Barbalho (MDB)

Valéria Nascimento
fonte

Entre gritos de 'Lula lá', 'Fora Bolsonaro e "Fica Helder', a convenção federativa do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Verde (PV), integrantes da federação partidária Brasil de Esperança, lançou os candidatos às Eleições 2022, nesta noite de segunda-feira (1º), em Belém.

No Pará, o Partido dos Trabalhadores oficializou o apoio à reeleição do governador Helder Barbalho (MDB) e à candidatura ao senado de um veterano da legenda, Beto Faro, que está no 5º mandato federal pelo estado. 

A convenção apresentou 18 candidatos à bancada na Câmara, em Brasília (DF), desses, 11 são petistas. Para a Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), são 42 candidatos, sendo 33 só do PT. 

VEJA MAIS

image Eleições 2022: Solidariedade lança candidatura de Major Marcony para governo do Pará
Ele é oficial da reserva do Exército e empresário da área de segurança pública

image Eleições 2022: Pros lança professora Shirley Alves como candidata ao governo do Pará
Nome que vai concorrer a vice-governador ainda será definido

image Eleições 2022: PSD realiza convenção e homologa apoio à reeleição de Helder Barbalho
Chefe do Executivo esteve presente no evento

image Republicanos faz convenção no Pará com nomes para a Alepa e Câmara dos Deputados
Evento foi no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba

Coordenador da campanha de Beto Faro, João Batista, ex-presidente do Diretório Estadual do PT no Pará, informou que cerca de 100 prefeituras devem apoiar Faro para o senado, como Belém, Bragança, Santa Bárbara, Cametá, Nova Timboteua e Augusto Corrêa.

Prefeitos, vereadores e militantes

Pelo menos, 20 prefeitos estavam na convenção, nesta segunda-feira, além de vereadores; do governador Helder Barbalho; do presidente estadual do MDB, Jader Filho, entre outras autoridades públicas. Havia grande número de militantes e filiados das legendas que compõem a convenção federativa, com maior número evidente de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores.

Das 11 candidaturas petistas federais, quatro têm destaques, a exemplo da ex-governadora Ana Júlia; a atual deputada estadual, Dilvanda Faro, (esposa de Beto Faro); o deputado federal Airton Faleiro (reeleição), e Carmem Foro, vice-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). É a primeira vez que ela disputará um cargo eletivo, mas é uma liderança sindical com visibilidade nacional.

Para estadual, o PT tem vários candidatos, como Carlos Bordalo e Dirceu Ten Caten, os dois tentarão a reeleição. O Partido Verde aposta na advogada Cris Vasconcelos; e o PC do B tem cinco candidaturas, entre elas, a de Jorge Panzera, ex-presidente da Imprensa Oficial do Pará (Ioepa), na gestão de Helder Barbalho.

Força da esquerda e apoio a Helder Barbalho

"Eu sei o tamanho que é a força do PT, a força da esquerda paraense, mas eu não estaria me arvorando em dizer aqui que eu vou ter mais de 100 prefeitos, mais da metade dos deputados federais e estaduais na minha campanha, se eu não tivesse uma relação política como eu tenho contigo", afirmou Beto Faro, referindo-se a Helder Barbalho, ao lado dele no palco.

Aos 53 anos e natural do município de Bujaru, no nordeste estadual, Faro encabeça a candidatura para o Senado Federal. Ele tem como suplente, Josenir Nascimento, bastante conhecido pela atuação dele, como diretor executivo da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famep).

A candidatura de Beto Faro tem ainda o apoio de partidos como PSOL e Rede. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues não esteve na convenção, mas justificou a ausência, em vídeo exibido nos telões do evento. "Estou torcendo pelo sucesso para derrotar o autoritarismo e avançar nas conquistas que o povo paraense tem direito", disse Edmilson no vídeo.   

Helder Barbalho agradeceu a confiança na candidatura dele, e, nominalmente, cumprimentou quase todas as lideranças do PT, PV e PC do B. Ele desejou sucesso a Faro, afirmando que ele é um homem humilde, mas de força, cuja história se confunde com a de milhares de paraenses do interior. 

O governador afirmou que segue a orientação nacional do MDB e defende a candidata Simone Tebet à presidência da Repúblicas, mas fez questão de dizer a Beto Faro, que leve os agradecimentos dele ao candidato Lula, quando esse último vier ao Pará. "Meus agradecimentos ao presidente Lula pelos serviços prestados ao país", disse.

"Vejo este apoio como um reconhecimento, uma construção que não começou hoje, mas ao longo de anos", afirmou ele. "A sorte está lançada, a caminhada se inicia e chegaremos em outubro com a certeza de que nós teremos a representação da maior bancada estadual, federal e no senado alinhados com esse projeto", enfatizou entusiasmado o governador.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA