MENU

BUSCA

Projeto que inclui Barcarena na Região Metropolitana de Belém é aprovado no plenário da Alepa

Matéria já havia sido aprovada pelas Comissões de Justiça, Finanças e Divisão Administrativa,

O Liberal

Foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 6/2023, de autoria do deputado Lu Ogawa (PP), que visa incluir o município de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB). A matéria segue agora para a sanção do governação Helder Barbalho. 

No dia 6 de março, a proposta já havia sido aprovada pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF) da AAlepa, mas ainda precisava passar pela análise dos deputados em plenário. 

A inclusão de Barcarena na RMB possibilitará um planejamento urbano integrado com as demais cidades que fazem parte da Grande Belém, permitindo desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e coerentes em relação ao uso do solo, transporte, habitação e saneamento, entre outros. Atualmente, a Região Metropolitana de Belém conta com sete cidades: a própria capital e mais Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel. 

VEJA MAIS

Cratera interdita PA-481, rodovia que liga Barcarena e Abaetetuba
PA-481 ficou intrafegável desde segunda-feira, 28. Dentro do buraco, grande fluxo de água aumenta o risco de agravamento do problema

Deputados votam inclusão de Barcarena oficialmente na Região Metropolitana de Belém
Na sessão desta terça-feira, 28, parlamentares também aprovarão ou não a criação de três novas Secretarias de Estado e uma nova operação de crédito do Governo do Pará junto ao BID

Barcarena quer integrar Região Metropolitana de Belém
Projeto de lei prevê maior capacidade de planejamento urbano para a região que tem uma continuidade urbana, fisicamente

Aprovado projeto de lei que inclui Barcarena na Região Metropolitana de Belém
Lu Ogawa, autor do projeto, destaca que Barcarena pertencia ao território de Belém até o ano de 1943, quando foi elevada à categoria de município

"A intenção por uma nova regionalização é visualizada em um estudo de delimitação da Região Metropolitana, feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Publicas, o qual indica que segundo a lógica da ampliação dos critérios geográficos e das relações de interdependência socioespacial, teremos um novo recorte socioespacial na RMB, que passa a incluir o município de Barcarena", diz Lu Ogawa na justificativa do projeto. 

"Não temos dúvidas que o município de Barcarena assumiria destacada expressão regional e nacional, em razão de elevada densidade demográfica e siginificativas funções urbanas e regionais, com alto grau de diversidade. Necessário se faz a especialização e integração socioeconômica, exigindo desta forma planejamento integrado e ação coordenada permanente dos entes públicos, com vista de criar condições adequadas para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento regional", completou o deputado autor do projeto. 

Política