Projeto da minirreforma eleitoral prevê doações em Pix sem necessidade de chave ser o CPF

Previsão é de que a reforma seja submetida à votação no plenário nesta quarta-feira (13)

O Liberal
fonte

Na Cãmara dos Deputados, o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela minirreforma eleitoral concluiu a elaboração de projetos de lei, incluindo um projeto ordinário e um complementar, destinados a modificar a legislação eleitoral. O texto está atualmente em análise pelos líderes partidários na residência oficial do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A previsão é de que a reforma seja submetida à votação no plenário na quarta-feira, 13 de setembro de 2023.

Os deputados têm como objetivo flexibilizar diversas regras para as eleições de 2024, abordando aspectos como o uso do Fundo Eleitoral, prestação de contas e a cota feminina. Uma das alterações propostas permite que doações via Pix sejam efetuadas por pessoas físicas utilizando qualquer chave, sem a necessidade de a chave corresponder ao CPF.

VEJA MAIS

image Entenda o que pode mudar com a minirreforma eleitoral
Parlamentares pretendem fazer alterações pontuais que valham já em 2024

image Eleições 2024: Câmara dos Deputados prepara minirreforma eleitoral para votação
Depois de ser aprovado nessa etapa o projeto precisa passar pelos plenários tanto da Câmara quanto do Senado

No entanto, o projeto não esclarece se haverá um limite para as doações individuais, o que poderia abrir espaço para doadores fictícios receberem dinheiro em espécie e repassá-lo a políticos por meio do Pix. O relatório das doações feitas via Pix ou meios semelhantes será divulgado pela Justiça Eleitoral.

A legislação atual estipula que as doações devem ser realizadas por meio do CPF e impõe um limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à Receita Federal no ano anterior à eleição. O texto proposto pelos deputados não especifica se esse limite de 10% será mantido.

Em vez de partidos, instituições financeiras deverão enviar um relatório à Justiça Eleitoral

O projeto, ainda sujeito a modificações, estabelece que as instituições financeiras deverão enviar um relatório do perfil do doador por Pix à Justiça Eleitoral, partidos e candidatos dentro de 72 horas após a transação. Anteriormente, era responsabilidade dos partidos fornecer esses dados. O relatório incluirá informações como a data, o valor da transação e o CPF do doador, ou o CNPJ, quando permitido por lei.

A Câmara dos Deputados realizará um esforço concentrado nesta semana para votar questões eleitorais. Para que as alterações eleitorais se apliquem nas eleições do próximo ano, os projetos relacionados às regras eleitorais precisam ser aprovados tanto na Câmara quanto no Senado e receber a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até 6 de outubro.

O deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), relator do grupo de trabalho, também será o relator no plenário, enquanto a presidência do GT foi exercida pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ). Os projetos de lei ordinário e complementar elaborados pelo grupo de trabalho estão disponíveis para consulta na íntegra.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA