Presidente do STF critica falta de mulheres na Corte: ‘número é ínfimo’; Lula indicou Zanin

Atualmente, entre os dez membros do STF, há apenas duas mulheres

O Liberal
fonte

No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado Cristiano Zanin, de 47 anos, para a vaga de ministro aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, criticou a falta de mulher da alta cúpula da magistratura. “Temos muitas mulheres na base da magistratura, na Justiça em 1º grau, mas o número decresce no intermediário. Na cúpula, nos tribunais superiores, o número é ínfimo”, disse, acrescentando que há apenas duas mulheres na composição atual do STF: a própria Weber e a ministra Cármen Lúcia, entre os 10 membros do Supremo. 

As declarações foram dadas nesta quinta-feira (1º), durante uma reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. Segundo ele, hoje, dos 18 integrantes da Corte finlandesa, seis são mulheres. Niinistö afirma que a partir da década de 80, o número de mulheres no Judiciário em seu país começou a aumentar.

VEJA MAIS

image No Pará, professores de Direito aprovam indicação de Cristiano Zanin ao STF
Os especialistas em Direito Constitucional, Paulo Barradas e Bárbara Feio, aprovam a indicação de um advogado militante ao posto da côrte máxima do país.

image Zanin, nome indicado por Lula ao STF, pode ficar na corte até 2050; veja tempo de outros ministros
Rodrigo Pacheco confirmou que Lula deve indicar seu advogado pessoal para o Supremo Tribunal Federal ainda nesta quinta-feira (1º)

image Presidente Lula confirma indicação de Zanin para ministro do STF: 'conheço suas qualidades'; vídeo
Advogado Cristiano Zanin se notabilizou por defender o petista nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013

Havia  pressão para que Lula indicasse uma mulher para o cargo de ministro do STF. Rosa Weber deve se aposentar até 2 de outubro, quando completa 75 anos e também caberá ao presidente da República indicar um nome para a vaga.  

Já Zanin, que teve a indicação confirmada, deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome apreciado no plenário da casa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA