PL das Fake News: Relator diz que STF vai deliberar, caso a Câmara se omita; entenda

O deputado afirmou que o STF irá alterar o regime de responsabilidade das big techs conforme o artigo 19 do Marco Civil da Internet se a Câmara não deliberar sobre o assunto

O Liberal

O relator do Projeto de Lei das Fake News, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), alertou que o Supremo Tribunal Federal (STF) irá fixar a interpretação sobre o tema caso a Câmara dos Deputados se omita a votar a proposta. Em uma entrevista à CNN Brasil, o deputado afirmou que o STF irá alterar o regime de responsabilidade das big techs conforme o artigo 19 do Marco Civil da Internet se a Câmara não deliberar sobre o assunto.

VEJA MAIS

image Entidades de comunicação mantêm apoio à aprovação da PL das Fake News
Organizações criticam atuação das big techs no combate à desinformação

image Associação Nacional de Jornais defende aprovação do PL das Fake News: "Combate a desinformação"
Entidade afirma que o assunto está chegando muito tarde no país, uma vez que a Europa iniciou essa conversa em 2018

image Adiamento da votação da PL das Fake News repercute no Congresso
Deputados da bancada paraense divergem sobre proposta que visa o combate à desinformação

Orlando Silva pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que retirasse o projeto da discussão em plenário para ter mais tempo para incluir as reivindicações dos deputados no relatório final da matéria. O pedido foi aceito por Lira, devido à incerteza sobre o número de votos necessários para aprovar a proposta. O projeto deve retornar ao plenário apenas após a volta de Lira dos Estados Unidos, em 10 de maio.

O deputado afirmou que a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) é a opção mais forte entre os parlamentares para fiscalizar a aplicação da lei. Ele também reforçou que a proposta inicial de criar uma entidade específica para esse papel foi rejeitada pela maioria dos deputados.

Orlando Silva destacou a importância da votação da proposta para evitar a omissão da Câmara e estimular ação do Judiciário. Ele afirmou que vai continuar buscando sugestões para consolidar a votação e decisão sobre o tema.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA