PEC que limita prazos e decisões individuais no STF é aprovada em 40 segundos na CCJ do Senado

Com Davi Alcolumbre na Presidência, Comissão aprovou proposta que limita poderes ao Supremo em votação relâmpago

O Liberal
fonte

Em votação relâmpago, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras e limita poderes ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre outras mudanças, o texto colocado em votação no colegiado presidido pelo senador Davi Alcolumbre (União/AP) limita prazos e decisões monocráticas em tribunais superiores. A matéria segue agora para a análise do plenário da Casa. Se aprovada, ainda precisa passar pela análise da Câmara dos Deputados. 

VEJA MAIS

image Senadores reagem à fala de Gilmar Mendes contra mandato fixo no STF: ‘eles não são semideuses’
Proposta estabelece mandado de 8 anos para ministros do Supremo

image R70: 'É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada', diz Gilmar Mendes
Decano do STF, o Ministro Gilmar Mendes critica a proposta de criação de um mandato para os ministros da corte

O que estabelece a PEC

  • Os pedidos de vista (tempo extra para análise) nos julgamentos colegiados do Poder Judiciário terão prazos de no máximo seis meses. Terminado esse prazo, os processos serão automaticamente incluídos em pauta.
  • Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial (órgão composto pelos juízes mais antigos), os Tribunais possam deferir liminares que suspendam a eficácia de leis e atos normativos com efeitos gerais (que atinjam a sociedade como um todo); suspendam atos dos Presidentes dos demais Poderes; ou suspendam a tramitação de proposições legislativas que afetem políticas públicas ou criem despesas para os demais poderes.
  • Fixa em até seis meses o prazo máximo para o julgamento final do processo após o deferimento de liminares em ações de controle concentrado de constitucionalidade.

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) é o autor da proposta. 

image Gilmar Mendes critica proposta de mandato para ministros do STF enquanto Pacheco defende debate
Divergências sobre o tema também estão dentro do próprio Supremo

image CCJ do Senado dará continuidade à PEC que limita mandato de ministros do STF em 8 anos
Declaração foi dada pelo presidente do colegiado, Davi Alcolumbre, após ser cobrado pelo senador Plínio Valério. Relator deve ser designado nos próximos 15 dias

Pela matéria, ficam proibidas decisões monocráticas (de um único ministro) que tenham como efeito suspender leis ou atos normativos que atinjam a coletividade ou suspender atos do presidente da República ou dos presidentes da Câmara, do Senado e do Congresso.

Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia aprovado uma mudança nas regras internas das Corte, fixando prazo de 90 dias para os chamados pedidos de vista. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA