CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

OAB divulga detalhes para formação da lista de indicados à vaga do quinto constitucional no TJPA

Vaga ao quinto constitucional da advocacia foi aberta com a aposentadoria do desembargador Milton Nobre

O Liberal

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) vai escolher este ano o novo representante da advocacia no exercício do desembargo (Quinto Constitucional) no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). As principas informações sobre a escolha dos indicados da Ordem para ocupar o cargo serão detalhadas durante uma coletiva de imprensa marcada para o final da manhã desta segunda-feira (10). 

O Quinto Constitucional assegura 1/5 das vagas de tribunais brasileiros à advocacia e a membros do Ministério Público, conforme o artigo 94 da Constituição Federal. No TJPA, a vaga da advocacia foi aberta com a aposentadoria do desembargador Milton Nobre, em outubro de 2021

De acordo com informações divulgas pela OAB-PA, a lista sêxtupla será formada e encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, conforme as regras contidas na Lei 8.906/94, no Regulamento Geral da OAB, no Provimento n° 102/2004 (e suas alterações) do Conselho Federal da OAB, disposições da Resolução Nº 02, de 08 de fevereiro de 2023, Regimento Interno da Seccional e Edital de abertura do processo de escolha.

VEJA MAIS

image Podcast ‘Panorama OAB’ discute sobre paridade de gênero e cotas raciais no quinto constitucional
Medidas preveem igualdade e representatividade no mundo jurídico

image OAB-PA é destaque nacional na luta por igualdade de gênero e redução da cláusula de barreira
No “Dia Internacional da Mulher”, o presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, anunciou que será aplicada a paridade de gênero e a observação de cotas raciais na eleição do novo representante da instituição pelo Quinto Constitucional

image Vereadores de Belém querem paridade de gênero em lista da OAB
Moção aprovada pede que instituição dê oportunidades iguais para mulheres postulantes ao cargo no TJPA

image Conheça a importância do Quinto Constitucional para a justiça brasileira
O Quinto Constitucional contribui para que os tribunais reflitam a pluralidade do exercício do Direito na sociedade

A OAB informou ainda que após a publicação do Edital no Diário Eletrônico da entidade, a diretoria seccional designará uma Comissão Eleitoral, que será composta por 03 - três - advogados(as), com indicação de presidente e membros. Em seguida, designará uma Comissão de Arguição, que deverá ser integrada por 01 - um(a) - diretor(a) e 05 - cinco - conselheiros(as) seccionais - sob a presidência do(a) diretor(a) seccional e sendo respeitada a paridade de gênero na sua composição.

Paridade de gênero

Durante a abertura da 2ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional da OAB-PA neste ano, realizada no dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher, o presidente da Ordem no Pará, Eduardo Imbiriba, anunciou que será aplicada a paridade de gênero e a observação de cotas raciais na eleição do novo representante da instituição pelo Quinto Constitucional.

A OAB afirma que, dessa forma, a entidade se consolida como liderança na campanha de valorização e fortalecimento das mulheres advogadas, jovem advocacia e busca por inclusão racial. "A decisão da presidência referendada pelo Conselho Seccional de aplicar a paridade de gênero e cotas raciais no Quinto Constitucional posiciona a instituição como exemplo para outras seccionais no que tange à implementação de ações afirmativas de gênero e inclusão dos grupos vulneráveis", afirma .

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA