CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MP Eleitoral recomenda que partidos no Pará usem recursos de acessibilidade na propaganda de TV

Pela legislação, os vídeos dos programas eleitorais devem ter legendas, audiodescrição e janela com intérprete de Libras

O Liberal
fonte

Com a proximidade do início da campanha eleitoral, o Ministério Público Eleitoral no Pará enviou a todos os diretórios estaduais de partidos políticos em território paraense uma recomendação para que as siglas cumpram a obrigatoriedade legal de incorporar recursos de acessibilidade às propagandas dos candidatos na TV.

Pelo calendário das eleições 2022, a campanha eleitoral e propaganda paga, na televisão e internet, começa oficialmente na próxima terça-feira (16), porém, a propaganda de rádio e televisão relativa ao primeiro turno passa a ser veiculada a partir do dia 26 de agosto, até 29 de setembro.

VEJA MAIS

image TSE já recebeu 9 pedidos de registro de candidatura à Presidência; veja
Eleições 2022: A apresentação do registro é o último passo para a oficialização de uma candidatura. Prazo termina na próxima segunda-feira (15)

image Eleições 2022: Partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar registros de candidaturas
Até a tarde da última segunda-feira (8), apenas um candidato ao Governo do Estado requereu o registro à Justiça Eleitoral

image Mais de 23 milhões de eleitores com o direito ao voto facultativo pretendem votar este ano
Cientistas afirmam que os brasileiros estão mais conscientes e com maior interesse pela política

image Eleições 2022: Veja quem são os oito candidatos ao Governo do Pará
Nomes foram escolhidos durante as convenções dos partidos

O Ministério Público Eleitoral observa que tanto nas exibições de programas em rede quanto nas inserções de propagandas de 30 e 60 segundos, é obrigatório utilizar legendas em texto, audiodescrição e janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros recursos. Caso a legislação seja desobedecida, o órgão pode imediatamente adotar medidas judiciais e extrajudiciais.

Na recomendação, assinada pelo procurador regional eleitoral José Augusto Torres Potiguar, o Ministério Público ressalta que a Lei Brasileira de Inclusão assegura à pessoa com deficiência o direito de votar e ser votada, inclusive com a garantia que a propaganda eleitoral obrigatória possua pelo menos os recursos destacados pelo MP no documento. Além disso, resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar esses recursos e que eles estão sob responsabilidade dos partidos políticos, das federações e das coligações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA