Em voto inédito, Moraes vota por absolvição de réu envolvido nos atos de 8 de janeiro

O julgamento iniciou nesta sexta-feira (8), em plenário virtual

Kamila Murakami / Especial para O Liberal

Pela primeira vez, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela absolvição de um dos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). A votação aconteceu nesta sexta-feira (8). 

VEJA MAIS 

image Moraes vota para condenar mais oito réus por atos golpistas de 8 de janeiro
Relator dos casos, ele propôs penas que variam de três a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões

image STF condena mais 15 acusados pelo 8 de janeiro
A maioria dos magistrados optou por condenar os acusados a penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão

O voto do ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que, após a instrução da ação penal, mudou o entendimento em relação à denúncia e opinou pela absolvição de Geraldo Filipe da Silva, preso no dia dos atos perto do Congresso Nacional. 

Segundo a defesa do réu, o homem é um morador de rua que foi cercado pelo grupo no dia dos atos na capital federal e não teve participação nos crimes. Vídeos do momento da prisão de Geraldo Filipe mostram que o homem foi agredido pelos vândalos. Em determinado momento, o homem chegou a ser acusado de “petista” e “infiltrado”, responsável por vandalizar viaturas para tumultuar a manifestação. As investigações não foram capazes de demonstrar que ele, de fato, praticou atos violentos. 

A decisão de Moraes cita que “não há elementos probatórios suficientes que permitam afirmar que o denunciado uniu-se à massa, aderindo dolosamente aos seus objetivos, com intento de tomada do poder e destruição do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal”. 

O caso é julgado no plenário virtual, em que os votos dos ministros são registrados no sistema do Supremo, sem deliberação presencial. Moraes foi o único a votar até o momento. A sessão de julgamento começou hoje (8) e segue até a próxima sexta (15). 

Outros 14 réus são também julgados a partir desta sexta. Em relação a esses, Moraes votou pela condenação, com penas que variam de 11 a 17 anos de prisão.

Todos foram denunciados pela PGR por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA