CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro Luiz Fux suspende julgamento sobre perfilamento racial

Magistrado usou o instrumento para atrasar deliberadamente a conclusão da votação

O Liberal
fonte

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu mais tempo para análise do julgamento sobre o chamado perfilamento racial e suspendeu a sessão desta quarta-feira (8). Fux usou o instrumento para atrasar deliberadamente a conclusão da votação, já que nem todos os ministros estavam presentes na sessão.

Ele afirmou que o tema requer grande sensibilidade e responsabilidade por parte do plenário, mas que este não estava completo. Ele se comprometeu a devolver o processo para julgamento na próxima sessão plenária em que o quórum estiver completo. Os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso também não participaram da sessão desta quarta-feira, e ainda não se sabe o motivo das ausências.

Julgamento começou na semana passada

O julgamento teve início na semana passada com um habeas corpus movido pela Defensoria Pública de São Paulo para tentar derrubar a condenação de um homem negro preso em flagrante com cocaína em Bauru, interior de São Paulo, em maio de 2020. O caso levantou a discussão sobre o perfilamento racial, quando as forças policiais usam a cor da pele como critério para suas abordagens. A Defensoria de São Paulo alegou que a ação da Polícia Militar foi racista e que o homem só foi parado por ser negro.

VEJA MAIS

image Mais 149 mulheres presas por ataques em Brasília são soltas pelo STF
Dados do Supremo mostram que 82 permanecem presas. Há dois meses, no dia 8 de janeiro, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas

image STF forma maioria para validar audiência de custódia em todas as prisões
Para o relator da proposta, é um direito fundamental que todos sejam ouvidos antes de serem presos

image STF adia julgamento sobre provas coletadas em abordagem policial baseada em racismo
Relator do caso, ministro Edson Fachin, votou pela ilegalidade da abordagem

O relator do processo, ministro Edson Fachin, votou a favor da derrubada da condenação, argumentando que a abordagem foi motivada pela cor da pele e, portanto, ilegal. Ele também sugeriu novas regras para as revistas policiais em todo o país. No entanto, outros ministros ainda não se manifestaram sobre as diretrizes propostas por Fachin.

A presidente do STF, Rosa Weber, afirmou que também não pretendia encerrar a votação sem ouvir os votos de todos os ministros, dada a relevância do tema. O julgamento será retomado na próxima sessão plenária com a presença de todos os ministros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA